Somos Sacerdotes

 "Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles." (2 Reis 6:15-16)


O rei da Síria tinha decidido atacar Israel. No entanto, todas as vezes que planejava um ataque, este era frustrado, pois em Israel havia um profeta que sempre alertava o rei sobre os detalhes das investidas dos siros. Desta forma, Israel se livrou várias vezes de seu agressor.

O rei da Síria ficou muito irritado com a situação, chegando a pensar que havia delatores

entre os seus. Contudo, ficou sabendo que em Israel havia um profeta chamado Eliseu, e este era o responsável pelo fracasso de seus intentos belicosos.

O livro de 2 Reis 6:11-12 descreve o fato: Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria, chamou ele os seus servos e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que

falas nas câmaras de dormir.

Diante disso, o rei siro ordenou uma poderosa força tarefa para capturar o homem de

Deus: Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã. Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade. 2 Reis 6:13-14.

A cena que o moço do homem de Deus presenciou logo pela madrugada era desesperadora. As únicas palavras que brotaram de seus lábios foram: Ai! Meu senhor! Que faremos? Os olhos deste rapaz estavam postos firmemente na terrível e incontrolável

circunstância. A sua visão estava focada unicamente na derrota e não havia esperança

alguma. Para ele, o fim acabara de chegar. Ai! Meu senhor! Que faremos? O pavor e a incerteza tomaram conta do coração deste moço.

Queridos irmãos, quando pensamos um pouco em nossos dias, o que observamos? Qual é a leitura que fazemos do cenário que envolve a atualidade? Para onde a humanidade está

caminhando?

A Palavra de Deus tem a resposta exata: Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão

tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, jactanciosos, avarentos, arrogantes,

blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis,

caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. 2 Timóteo 3:1-5.

Ler jornais e revistas ou assistir a notícias pela televisão tornou-se algo deprimente.

Infelizmente, corrupção, imoralidade, falta de segurança, terrorismo, guerras, terremotos,

enchentes, pestes... estão sempre nas manchetes dos veículos de comunicação. As famílias estão desintegradas. O adultério, para muitos, já é aceito como coisa "normal" nestes dias. Os filhos estão confusos e sem nenhuma orientação. Isto descreve a falência desta humanidade caída. E, lamentavelmente, as coisas não irão melhorar.


Um grito profundo brota da alma do homem: Ai Meu senhor! Que faremos? O desespero e o medo governam esta humanidade As circunstâncias estão fora de controle. E, como um barco perdido o homem encontra-se à deriva, e muitos perguntam: O que vai acontecer?

Precisamos voltar à experiência do companheiro de Eliseu. O coração daquele moço estava em pânico, porém, os seus ouvidos ficaram atentos para a resposta do profeta de Deus: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os

olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. 2 Reis 6:16-17.

Atentemos para as palavras iniciais que Eliseu usou: Não temas. Por centenas de vezes encontramos esta expressão espalhada por toda a Bíblia. O Deus de toda a graça nunca

desampara o seu povo. Ele nunca abandona os seus, consequentemente não existe derrota para os santos.

Certa ocasião, o povo de Israel estava encurralado pelos egípcios, mas a palavra dada por Moisés foi: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. Êxodo 14:13-14. O rei Josafá estava cercado por três poderosos exércitos, e não havia saída alguma. Qual foi a palavra de Deus

dada pelo profeta Jaaziel? Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai

posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará. 2 Crônicas 20:15b e 17a.

O profeta maior também registrou palavras de esperança ao povo de Deus: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Isaías 41:10.

O apóstolo Paulo estava sendo levado preso para Roma, e o navio em que viajava foi devastado por um terrível tufão de vento. Todos os que estavam a bordo perderam a esperança de viver, porém, uma palavra veio ao apóstolo: Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo,

dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Atos 27:22-24

O mesmo Deus que sempre protegeu o seu povo no passado está atento para cuidar do seu povo no presente. O que pode estar lhe perturbando? Um problema conjugal? Um

filho rebelde? Uma doença? Uma dificuldade financeira?... A palavra vinda do Altíssimo é: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus.

Voltemos para a resposta de Eliseu. Ele viu algo diferente como o mundo vê. Ele enxergou uma realidade espiritual. Enquanto o seu moço estava fixado nas circunstâncias intransponíveis, Eliseu era guiado por uma visão espiritual. Observem que o profeta não orou a Deus pedindo proteção ou ajuda para obter a vitória, o profeta orou para que os olhos do seu rapaz fossem abertos.

E aqui está o ponto importante. Com os olhos espirituais abertos, o moço de Eliseu pode

contemplar a vitória. É certo que quando temos a certeza que a vitória é nossa, não precisamos suplicar a Deus para sermos vencedores.

Agora, a vitória é uma coisa ou uma Pessoa? As Escrituras ensinam que: Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37. A Bíblia também registra: Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. 1 Coríntios 15:27a. As últimas palavras do Senhor naquela cruz foram: Está consumado! João 19:30b.

Precisamos de espírito de sabedoria e de revelação para vermos que Cristo é a nossa vitória.

A vitória é minha se os meus olhos são abertos para ver a Cristo. A vitória é o Cristo revelado no íntimo, e não alguma coisa obtida. Eliseu havia visto algo totalmente diferente do mundo, pois ele viu uma realidade espiritual. Está claro que a vitória não é algo que eu faço, mas algo que eu vejo.

No entanto, esta visão não pode ser obtida em cursos teológicos ou estudos bíblicos

doutrinários. Ela é uma obra de revelação do Espírito Santo em nosso íntimo. A Igreja padece terrivelmente por desconhecer que tudo o que ela necessita encontra-se em Cristo Jesus. Enquanto não vermos que a nossa vitória é uma Pessoa e não uma coisa, viveremos apenas na dimensão dos esforços religiosos.

Quais inimigos tem cercado o seu viver?

Tribulações, problemas financeiros, saúde abalada, desânimo, questões familiares...? O que você fará diante destes implacáveis destruidores? Clamará como aquele moço? Ai! Meu senhor! Que faremos?

Ou irá descansar na promessa do nosso Senhor? Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus. Independentemente das circunstâncias que cercam uma nova criatura, uma coisa é certa, o filho de Deus sempre será mais do que vencedor por meio de Cristo Jesus.

Já observamos que a vitória alcançada por Eliseu não estava relacionada com algo que ele fez, mas com algo que ele viu. Do mesmo modo, somos mais que vitoriosos não por fazermos alguma coisa, mas por vermos Aquele que já fez todas as coisas em nós e por nós. Foi um grande privilégio para o moço de Eliseu ver aqueles cavalos e carros de fogo. Quão sublime graça é saber que maior é Aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. 1 João 4:46. Todo aquele que recebeu a visão de Cristo será governado por esta visão. Aqui se encontra o repouso para o coração do novo nascido. Bem aventurado é

aquele que tem esta revelação. Louvado seja Deus porque Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Hebreus 13:8.


Tomaz Germanovix

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES