SOMOS DEVEDORES AO ESPÍRITO SANTO
"Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis." (Rm 8.13.)
"Se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte." As palavras "morrer" e "viver" nesse texto têm vários significados. Vamos mencionar apenas um, a morte do corpo. Por causa do pecado, nosso corpo está "morto". Por causa das consequências do pecado, ele é um "corpo de morte", isto é, destinado à morte. Se vivermos pela carne, esse corpo de morte se tornará um corpo moribundo. Seguindo a carne, seremos incapazes de receber a vida que o Espírito Santo dá ao corpo… Se os cristãos rejeitarem a provisão de Deus, passando a viver pela carne, certamente serão castigados… Além disso, encurtaremos nossos dias aqui na terra, pois todo pecado é prejudicial ao corpo. O pecado manifesta seus efeitos na carne, e o resultado é a morte. Por meio da vida que o Espírito Santo dá ao nosso corpo, devemos resistir à morte que está nele. Caso contrário, ela completará sua obra rapidamente.
"Mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis." Devemos receber o Espírito Santo não apenas como o Doador de vida ao nosso vaso de barro, mas também como aquele que mortifica os "feitos" dele. Como podemos esperar que ele dê vida ao nosso corpo carnal, sem a "mortificação de seus feitos"? Somente mortificando os feitos do corpo, por meio do Espírito Santo, é que podemos viver. Para que o corpo viva, precisamos primeiro mortificar os "feitos" dele, senão o resultado será a morte. Esse é o erro de muitos cristãos. Eles acreditam que podem viver por si mesmos, usando seu corpo
carnal da maneira como querem e, ao mesmo tempo, esperam que o Espírito Santo lhes dê vida para que tenham saúde, e fiquem livres de enfermidades. Será que ele daria vida e força aos homens para capacitá-los a viver para si mesmos? Que grande tolice! O propósito da vida que Deus dá ao nosso corpo é que vivamos para ele. Se o Espírito Santo nos desse saúde e força, sem que tivéssemos nos oferecido inteiramente a Deus, iríamos viver mais intensamente para nós mesmos. Muitos cristãos, que buscam no Espírito Santo vida e saúde para seu corpo mortal, entenderão agora que não desfrutam dessa experiência por terem negligenciado esse ponto essencial.
Nós mesmos não podemos dominar nosso corpo. Só conseguiremos controlá-lo através do Espírito Santo. Ele nos capacita a mortificar os "feitos" do corpo. Todo crente sabe que
é incapaz de resistir às concupiscências da carne, que levam seu corpo a realizar "feitos" que agradam àquela. Contudo o Espírito Santo nos capacita a dominar essa situação. É muito importante saber isso. É inútil tentar crucificar o próprio ego.
Muitos hoje compreendem o que é estar crucificado com o Senhor na cruz. Contudo poucos têm experimentado isso como uma realidade. Para muitos crentes, estar crucificado com
Cristo é apenas uma doutrina. Em sua essência, isso se deve à falta de um entendimento claro do papel do Espírito Santo no plano da salvação. Tais crentes não compreendem que o Espírito opera em harmonia com a cruz. Precisamos saber que a cruz sem o Espírito de Deus é totalmente ineficaz. Somente o Espírito Santo pode fazer com que os crentes experimentem o que a cruz realizou. Se ouvirmos a verdade da cruz, mas não permitirmos
que o Espírito a aplique em nossa vida, nosso conhecimento não passa de uma teoria, de um ideal.
É muito bom reconhecer que "nosso velho homem foi crucificado com ele para que o corpo pecaminoso seja anulado" (Rm 6.6 – Darby). Contudo, se "pelo Espírito", não "mortificamos os feitos do corpo", permanecemos escravizados a esses feitos. Temos visto muitos crentes que compreenderam claramente a verdade da cruz e a aceitaram, todavia ela não se aplica na vida deles. Então começam a duvidar de que podem experimentar a realidade da salvação prática da cruz.
No entanto eles não deveriam ficar surpresos com isso. É que se esqueceram de que somente o Espírito Santo pode aplicar à sua vida a experiência da cruz. Só ele pode confirmar a salvação, e mesmo assim eles se esqueceram dele. Se os crentes não se entregarem ao Espírito Santo, confiando plenamente no poder dele para mortificar os feitos do corpo, a verdade que professam conhecer será uma simples teoria. Só pela mortificação desses feitos, efetuada pelo Espírito Santo, teremos vida hoje em nosso corpo mortal.
(Watchman Nee - fragmento: O homem espiritual vol.3)
Comentários
Postar um comentário