APENAS 5 CENTÍMETROS!



Certa vez, um dos líderes da minha igreja, que tinha uma condição social mais privilegiada, falou num encontro sobre o quanto gostaria de ser igual a outro irmão cuja condição social em termos materiais não era igual à dele. Mas não era essa a questão, e sim o exemplo maravilhoso de fé que o irmão mais simples tinha. Sempre demonstrava nas reuniões de liderança, nas orações e no seu estilo de vida uma simplicidade acrescida de uma grande fé. Sempre, em momentos de desafio nos finais de reuniões deliberativas, eu perguntava para ele o que ele pensava. A frase sempre era a mesma: Deus vai agir, Deus vai fazer, vamos esperar nele. 

A questão é que a outra pessoa não possuía essa mesma fé, mas, em sua sinceridade, ela me confessou ter inveja de não ser assim, de acreditar daquela forma. É bom ressaltar, você não precisa ter menos condição financeira e, por causa disso, ter mais fé, mas parece que quanto mais dependemos de Deus, mais descansamos nele em todas as coisas. Isso acaba nos levando a viver até os impossíveis!


Às vezes, essa fé é questionada por incrédulos que tentam racionalizar ou até mesmo desprezar aqueles que a vivem em sua plenitude. Isso me remete a uma história que ouvi há muito tempo: "Um homem simples do campo aceitou Cristo como seu salvador e senhor. À medida que lia as histórias de milagres nas Escritura, sempre expressava brados de aleluia. Um dia, ao conversar com um homem intelectual, porém desprovido de fé, ele expressou sua alegria por Deus ter aberto o Mar Vermelho para o povo de Israel passar em terra seca. Naturalmente, o incrédulo questionou abertamente a 'ridícula fé' em acreditar em um fato como aquele do Mar Vermelho. Afirmou que a ciência já havia provado que, por alguma circunstância, até mesmo um terremoto, a água havia sido estancada, e assim o nível do mar naquela região chegou a apenas 5 centímetros de altura, permitindo que o povo passasse sem o milagre. O homem do campo ficou pensativo e começou a louvar ainda mais a Deus, com uma alegria imensa".


Naturalmente, o inquiridor quis imediatamente saber por que ele reagiu assim, e o simples homem respondeu: "O meu Deus é muito maior do que eu imaginava, pois com apenas 5 centímetros de água afogou todo o exército de Faraó". A própria história do Egito registra que algo dessa natureza aconteceu entre eles.


A Bíblia não traz em nenhum momento a ideia de que a fé é algo complicado. Não é uma junção de associações intelectuais de fatos e circunstâncias que impulsionam a uma declaração de crença. É lógico que ela menciona que quanto mais lemos as Escrituras, essa fé aumenta, mas a fé em si mesma é simples em sua manifestação (Romanos 10.17).

Aquilo que eu colho com a declaração de que eu creio, me leva a um descanso de alma tão grande que eu passo a carregar a tranquilidade de que minha vida está sob seus cuidados e as provisões necessárias serão supridas na medida que isso for sendo exigido.

Por outro lado, os personagens envolvidos para que o exercício da fé se manifeste, naturalmente somos nós e Deus. Quanto ao caráter dos dois com respeito à fidelidade, veja o que as Escrituras declaram abertamente: “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo” (2 Timóteo 2.13).


A proposta singela desta devocional é simplesmente que você declare sua fé e colha os frutos dessa declaração que o levará ao verdadeiro louvor!


 *Oração* : Pai Amado, obrigado por tua fidelidade. Permita que na simplicidade da fé eu venha contemplar os grandes feitos e milagres que o Senhor pode realizar em mim e através de mim. Amém!



(Marcos Stier Calixto - Devocionais Avivamento)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES