Não à introspecção



É da maior importância que jamais tentemos nos analisar. Ao ler um tratado como este, sem nos apercebermos, podemos estar fazendo ativamente auto-análise. Ao observar o estado de nossa vida interior, tendemos a analisar em excesso nossos pensamentos e sentimentos e os movimentos do homem interior.

Isso pode resultar em muito progresso aparente, embora na realidade só consegue que o tratamento da vida interior seja muito mais difícil. Se persistimos em nos analisar, perderemos nossa paz por completo, porque de repente descobrimos a discrepância existente entre o que esperamos e nosso estado real.

Esperamos estar cheios de santidade, mas descobrimos que nos falta santidade. Isto nos inquieta e nos preocupa. Deus não nos pede nunca que façamos este excesso de introspecção. Fazê-lo constitui uma das principais causas do estancamento espiritual. Nosso descanso está em olhar para o Senhor, não para nós mesmos. Seremos livres de nosso eu, na medida em que olhemos para o Senhor. Descansemos na obra consumada do Senhor Jesus Cristo, não em nossa experiência cambiante. A verdadeira vida espiritual não depende de contínuos exames de sentimentos e pensamentos, mas sim de olhar para o Salvador.


(Fragmento do Livro - O Homem Espiritual - Volume 1 - Watchman Nee)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES