ELE SABE, MAS QUER OUVIR VOCÊ!

 


Vamos parafrasear e personalizar uma história bíblica para trazer a mensagem deste dia. Acompanhe a ilustração: “Estou vivendo uma realidade que tem me levado a uma forma de vida deprimente e às vezes humilhante. Dentro de mim sei que Jesus de Nazaré é a resposta para minha vida.  As pessoas que estão ao meu redor estão agitadas e eu pergunto o que está havendo e eles dizem exatamente que esse Jesus está passando. Penso comigo mesmo: não posso perder essa oportunidade! Se ele passar e eu não falar com ele, o que será da minha vida? Começo a gritar e clamar, sabendo que a minha voz será ouvida, pois estou declarando quem ele é: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! Mesmo com pessoas insensíveis ao redor, continuo a clamar, pois sei que essas palavras chegarão ao coração dele. Um fato glorioso acontece e o meu clamor é ouvido: ele para e manda me chamar. Largo tudo inclusive minha capa, me conduzem em direção a ele, pois sou cego.  Porém, quando penso que vou ser imediatamente curado, ele me pergunta: ‘O que você quer que eu te faça?’ Será que ele não sabe do meu problema? Creio que sim, mas percebo que em uma declaração de fé ele quer que eu peça publicamente como testemunho do que penso dele. Então declaro com a minha boca: ‘Senhor, eu quero ver’ e a cura acontece, e o testemunho de fé é manifesto. Esse acontecimento está registrado em Lucas 18.35-43, sobre a cura do cego de Jericó, mas quero destacar como podemos aplicar isso na nossa vida diante de problemas que nos cegaram no decorrer dos nossos dias. Precisamos pela fé crer que Jesus sabe todas as coisas, porém espera de nós uma declaração de confiança e entrega, para que experimentemos o milagre.

Não adianta dizer ele sabe, por isso não vou pedir! No caso em questão, a pergunta à princípio parecia incoerente. Se o indivíduo era cego, naturalmente a necessidade era ver. Mas é interessante que mesmo assim, Jesus quer que ele fale o que deseja, o que concluímos que havia outras opções de pedido naquela situação. Do mais simples que seria ajudar na sua locomoção, ou proporcionar conforto dando-lhe roupas ou alimento, por ser um pedinte ou até benefícios financeiros para não precisar mais ficar pedindo. Mas o cego manifesta uma fé tremenda: não quero o paliativo, quero ser curado, pois sei quem é o Senhor e que pode me livrar do verdadeiro problema que carrego. Assim ele responde ao Mestre: Senhor, que eu veja!   Aquele mesmo poder que um dia no momento da criação do mundo disse: “Haja luz; e houve luz”, foi o poder que naquele momento disse: Vê! E ele viu. Não podemos negar que o ambiente era de fé, desde o início quando soube que Jesus estava passando. Tanto é que ele gritou por misericórdia e o clamor para ver foi confirmado com as próprias palavras de Jesus: “A tua fé te salvou”!      

Vamos ser sinceros: será que não estamos pedindo errado? Às vezes, estou pedindo para o outro mudar, enquanto Deus precisa fazer uma obra primeiramente em mim. De repente Deus quer que apliquemos nosso dinheiro num desafio social ou missionário antes de nos dar uma casa para morar, para exercitarmos nossa fé. Nunca será demais dizer “faça a tua vontade”, pois seremos impactados exatamente por aquilo que ele separou para nossas vidas e que é retratada como sendo “boa, perfeita e agradável” (Romanos 12.2).


Oração:  Amado Pai, semelhante ao cego de Jericó, que eu saiba pedir exatamente o que preciso, crendo que o Senhor tem poder para fazer o milagre que precisa ser feito em minha vida, em nome de Jesus, Amém!


(Devocionais de Avivamento - Marcos Stier Calixto)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES