Fonte ou Cisterna?
*Fonte ou Cisterna?*
Esta mensagem que Jeremias trouxe a Israel é tão pertinente para nós hoje, quanto era para eles naqueles dias.
" E veio a mim a palavra do Senhor dizendo... Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retém águas." (Jeremias 2:13)
A primeira maldade que Ele os culpa, é cometida contra Ele mesmo, a qual o machuca e entristece:"Eles deixam a mim, o manancial de águas vivas."
Jesus descreve a si mesmo, como a fonte de águas vivas. Ele disse à mulher samaritana: "A água que eu lhe der se fará em você uma fonte a jorrar para a vida eterna." (João 4:14)
Quando um cristão põe algo insignificante, fórmula ou qualquer outra coisa no centro de sua vida, ele é culpado de rejeitar a Jesus como a fonte de águas vivas. Eu sei, porque eu mesmo já fiz isso. À todo custo ele deve ver o que tem feito, assim como eu fiz.
A segunda maldade com que Ele os culpa é que eles substituíram a fonte por uma cisterna, que eles mesmos fizeram.
Em renunciar a fonte pela cisterna, eles trocaram o que era a fonte de água por algo que apenas a armazenava.
Como o fazendeiro que viu aquela impressionante cisterna ou reservatório, os quais ele criou, cheios de água coletada das recentes chuvas, ele sentiu-se mais seguro do que quando ele tinha apenas aquela modesta fonte para depender. Porém, aquilo era apenas um depósito de água, e não, a fonte.
Somente Jesus é a fonte. A nossa confiança não pode estar nas duas coisas.
Eles também renunciaram algo que gratuitamente e sem esforço era deles, por algo que custa esforço e trabalho. Eles tinham "cavado cisternas para si". Todos os substitutos para Cristo envolvem esforço próprio, lutas e trabalhos. Às vezes, eles podem quase nos matar, enquanto o tempo todo, em Jesus Cristo, o suprimento do Espírito era nosso "sem dinheiro e sem custo".
O suprimento do Espírito nunca foi para ser recebido como recompensa por nossa fidelidade, mas simplesmente, e somente, como dom de Deus para nossas reconhecidas fraquezas.
Por último, eles rejeitaram aquele, que nunca tinha faltado com eles no passado, por uma cisterna que logo seria destruída e não mais poderia armazenar água. Apesar daquela fonte não parecer muito espetacular, o fazendeiro podia com ela contar, até mesmo durante a seca. A cisterna, por sua vez, logo apresentou rachadura e foi um grande desastre.
O que teria induzido você a fazer tão trágica troca? Teria sido que algum estilhaço de pecado tenha caído na nascente da fonte e a bloqueado e então você teve que tentar algo diferente?
Nem tudo está perdido, se você aprender, com as ruínas das cisternas. Lembre de onde você caiu e se arrependa. Retorne à fonte e receba vida das águas que dela flui.
Agora nenhum outro, somente Cristo pode satisfazer,
Nenhum outro nome para mim;
Amor e vida e alegria para sempre,
Senhor Jesus, encontro em ti.
(Good News for Bad People - Roy Hession)
Comentários
Postar um comentário