Ontem
Porquanto não saireis apressadamente, [...] porque o SENHOR irá adiante de vós, e
o Deus de Israel será a vossa retaguarda.
(ISAÍAS 52:12)
A segurança de ontem. "...Deus fará renovar-se o que se passou" (ECLESIASTES 3:15).
No fim do ano, nós voltamos com avidez a tudo que Deus tem para o futuro e, ainda assim,
a ansiedade tende a surgir quando nos lembramos de nossos dias de outrora. Nosso deleite atual na graça de Deus tende a ser diminuído pela memória dos pecados e graves erros do passado. Mas Deus é o Deus do nosso ontem e Ele permite que essas memórias transformem o passado em um ministério de crescimento espiritual para o nosso futuro. O Senhor nos lembra do passado para nos proteger da segurança muito superficial no presente.
A segurança para o amanhã. "[O] Senhor irá adiante de vós...". Esta é uma revelação de graça misericordiosa - Deus enviará as Suas forças em situações em que tivermos falhado.
Ele manterá vigilância para que não sejamos enganados novamente pelas mesmas falhas, como certamente aconteceria se Ele não fosse nossa "sentinela de retaguarda." E a mão de Deus vai até o passado, liquidando todas as reivindicações contra nossa consciência.
A segurança para hoje. "Porquanto não saireis apressadamente...". Ao caminharmos adiante, para a entrada do próximo ano, não o façamos com a precipitação do deleite
impetuoso e descuidado nem com a rapidez da negligência impulsiva. Mas sigamos com o poder paciente de saber que o Deus de Israel irá adiante de nós. Nosso ontem contém coisas falidas e irreversíveis para nós. É verdade que perdemos oportunidades que nunca retornarão, mas Deus pode transformar esta ansiedade destrutiva em zelo construtivo para o futuro.
Deixe o passado descansar, mas deixe-o descansar no doce abraço de Cristo.
Deixe o passado falido e irreversível em Suas mãos e rume em direção ao invencível futuro com Ele.
(Oswald Chambers)
Comentários
Postar um comentário