A luta contra Amaleque

 


“Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão” (Ex 17:8-9). 


O Dom do Espírito Santo conduz à luta. A luz reprime e luta com as trevas. É isso que acontece nesse capítulo 17 de Êxodos. Logo após a rocha ter sido fendida e as águas terem jorrado dela, “então, veio Amaleque e pelejou contra Israel”. Até este momento, o Senhor havia pelejado por Israel – “O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis” (Ex 14:14). 


Esse combate é tipificado no Velho Testamento nas figuras de Faraó e do Egito. Faraó representa o impedimento à libertação de Israel do Egito. Ele serviu-se das coisas do Egito para impedir Israel de servir ao Senhor. Ele, então, prefigura Satanás, que se serve deste “mundo perverso” (Gl 1:4) contra o povo de Deus. 


Porém, agora é dito “Escolhe-nos homens” (Ex 17:9). 

Deus agora tem que lutar em Israel, assim como havia lutado por eles. É nisto que há uma diferença quanto ao símbolo: existe uma grande diferença entre os combates de Cristo por nós e a luta do Espírito Santo em nós. O combate de Cristo por nós acabou, louvado seja Deus por isso. A vitória foi conquistada, e uma paz gloriosa e eterna foi alcançada. 

“Está consumado!” (Jo 19:30). 


Por outro lado, Amaleque nos é apresentado como o protótipo da carne, pois era neto de Esaú, o qual preferiu um prato de lentilhas ao direito de primogenitura (Gn 36:12). Amaleque representa a tentativa de impedir a caminhada do povo de Deus no deserto, pois foi o primeiro que se opôs ao avanço de Israel depois do seu batismo “na nuvem como no mar”. O combate entre Israel e Amaleque evidencia o conflito entre o crente e sua natureza pecaminosa, o velho homem, a carne (Rm 6:6; 8:7; Gl 5:17).

A carne existe no crente e estará nele até o fim de sua carreira. Portanto, essa luta entre a carne e o Espírito existirá até o fim, “Porquanto o SENHOR jurou, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração” (Ex 17:16). A nossa consolação é sabermos que somos vencedores mesmo antes de entrarmos no campo de batalha. O crente entra na peleja cantando “Graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15:57). “Somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou” (Rm 8:37). 


- CH Mackintosh ( O combate da carne contra o espírito ).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES