ENQUANTO LIA, HOUVE UM SOPRO!
Um dos assuntos mais discutidos no mundo religioso é sobre a inspiração ou não da Bíblia, que já foi traduzida para mais de 2.400 línguas. Pessoas até tementes discutem e se colocam em oposição a vários textos bíblicos. Outros, e eu me coloco entre estes, são irredutíveis sobre a questão da inerrância das Escrituras, e o poder delas na transformação de vidas. Enquanto muitos tentam rejeitá-la, contestá-la ou refutá-la, o que nela está escrito tem revelado ao mundo o plano de Deus de restauração de toda a humanidade. Aqueles que creem têm participado dessa obra e experimentado daquilo que ela revela de mais grandioso: o caminho da reconciliação do homem com Deus.
Ouvi algo que não me canso de lembrar: “Inspiração das Escrituras significa que Deus soprou a palavra e quando a lemos, pelo Espírito ela sai do estado de morta para vida e nesse sentido sopra Deus” (2 Timóteo 3.16). Deus usou 40 escritores com suas histórias, culturas e experiências para, durante 1500 anos, escreverem o que hoje temos como Bíblia Sagrada. E mais, com uniformidade de pensamento e harmonia na revelação. Gosto muito do que Josh e Sean MacDoweell escreveram sobre isso: “Uma vez que Deus falou suas palavras por meio de seres humanos, as Escrituras são redigidas em várias formas e estilos literários, e diferentes perspectivas humanas, emoções e culturas de seus porta-vozes. Ao se comunicar dessa forma, Deus captura o pleno caráter daqueles por meio de quem fala, desde a lógica integrada de um erudito (Paulo em suas epístolas), à perspectiva sacerdotal do autor de Hebreus, o talento poético do músico Davi, o desespero e agonia do profeta Jeremias. Cada livro escrito sob a lente do porta-voz humano, todavia, ainda assim transmitindo a exata mensagem que Deus quer que recebamos” (Hebreus 1.1,2; 2 Timóteo 3.16,17 e 2 Pedro 1.20,21). O que tem acontecido é o estado de indisposição para ler e deixar o Espírito agir. Pessoas questionam antes de ler, rejeitam antes de orar e perdem a oportunidade de serem impactadas com o Espírito Santo, tornando cada verso uma voz de Deus ao seu coração. Minha proposta é uma disposição de alma para crer, isto implica em orações do tipo: “Senhor não entendo muita coisa escrita aqui, e até tenho dificuldade em aceitar, mas de alguma forma torna audível a tua voz enquanto eu estiver lendo, através da ação do teu Espírito Santo”. Isso fará uma diferença radical, creia nisso. O maravilhoso também é que o mesmo texto pela ação do Espírito, lido em oportunidades e situações tão diferentes, acabam sendo um recado bem vivo de Deus como resposta para o momento que estejamos vivendo. Hoje é dia de propósito e nova disposição para palavra inspirada de Deus sem o espírito da crítica, mas com o propósito de encontrar a própria face de Deus. Tenho certeza de que você vai testemunhar encontros preciosos com o Senhor. Não precisamos fazer um jogo de acertos e erros com as passagens, simplesmente leiamos num espírito de submissão e adoração. Há pessoas que abriram o coração para Jesus e, no momento que começaram a ler a Bíblia, não perceberam o tempo que ficaram na presença do Pai e beberam da água da vida de tanto que Deus lhes falou.
Oração: Senhor Deus, estou aqui com a tua Palavra. Estou com o coração aberto, crendo que o Senhor fala, que eu possa ouvir a tua voz.
(Devocionais de Avivamento - Marcos Stier Calixto)
Comentários
Postar um comentário