Perdoando Mesmo Quando O Ofensor Não Se Arrepende

 


Este é um caminho difícil de se trilhar em algumas circunstâncias. Especialmente se você sente que se houvesse arrependimento e pedido de desculpas do outro lado, seria muito mais fácil para você perdoar. Apesar disso você deve perdoar, ou sofrer a perda espiritual que tão frequente vem com um espírito não perdoador. O relacionamento não pode ser completamente curado a não ser que haja arrependimento do outro lado, mas mesmo que não haja arrependimento, a entrega dos seus direitos a Deus deve ser completa, a fim de que seu perdão se torne disponível. 


Para ilustrar, eu recordo a história de um homem africano temente a Deus, que trabalhava e vivia numa plantação de chá, na Uganda. Outro africano que trabalhava na mesma plantação, mas não era cristão, seduziu a mulher dele e ela foi morar com ele. O que tornou a situação mais difícil para o que perdeu a esposa, foi que ele tinha que ir trabalhar todos os dias passando em frente da casa onde sua esposa estava morando com o outro homem. Os amigos do homem cristão lhe deram  todo apoio em oração e comunhão, e Deus, de forma maravilhosa o ajudou a suportar essa grave ofensa. Algum tempo mais tarde, um especial vento do Espírito começou a soprar, com isso quero dizer, um tempo de avivamento começou. Então muitos foram convictos de pecado e entregaram suas vidas para Cristo. O homem que tinha seduzido a mulher estava entre eles. Uma das primeiras coisas que ele fez depois de ser salvo, foi procurar o homem a quem ele tinha gravemente ofendido, e implorar o perdão dele. A isto, o outro respondeu: "Não há nada a ser perdoado; eu perdoei você no dia em que você a tomou de mim."


No dia em que o outro homem tomou dele sua esposa, ele consentiu sofrer a perda, a fim de poder perdoá-lo. No início, sem dúvida foi uma luta tomar esta posição, mas ele superou, fazendo a necessária entrada (se rendeu). Assim quando finalmente, o outro pecador na situação se arrependeu, descobriu que perdão já estava disponível.


Esta é uma ilustração em miniatura do perdão divino aos pecadores, e a forma como a Graça faz isto disponível para eles. O total relacionamento com a outra pessoa não é restaurado até que ela se arrependa, e nem mesmo Calvário restaura a comunhão do homem com Deus até que ele se arrependa. Os que  nunca perceberam que perdão está intrinsecamente ligado à renúncia, simplesmente não podem encará-lo. Se você se sente assim, confesse para Jesus. Não tente fazer a si mesmo disposto , ou até mesmo pedir a Deus para  fazê-lo assim. Antes, confesse que você não está disposto e venha novamente à cruz.

Jesus vai perdoar você por não ter perdoado, vai trazê-lo descanso e vai ajudar você na situação.


(Extraído do livro: Good News for Bad People - Roy Hession)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES