QUANDO EU NÃO SEI EXPLICAR

 


"Por que prospera o caminho dos ímpios? Por que vivem em paz todos os que procedem enganosamente?" (Jeremias 12.1).


Conheço várias histórias de pessoas que questionaram os seus problemas a partir de premissas erradas e suas vidas tomaram rumos que além de não trazerem respostas, as afastaram de Deus. Vou citar alguns exemplos para esclarecer melhor: posso estar doente ou ter alguém doente que muito amo e de repente começar a levantar questionamentos que colocam as ações de Deus em dúvida, começo a pensar que Deus não poderia deixar isso acontecer, pois tal pessoa é fiel e correta. Ter situações vivenciadas no emprego, quando alguém que não serve a Deus é promovido e eu que sou “o servo fiel e amoroso com o Senhor“, sendo deixado de lado e não respeitado em minhas capacidades. Se a reação que você tem frente à situações como essas o levam a indispor-se, ou rebelar-se contra Deus, você corre um grande risco de, ao invés de tê-lo mais perto, se distanciar dele. Será necessário admitir que essa atitude não o levará a lugar algum a não ser a infelicidade de não ter o problema solucionado. 


Temos que cuidar com as falácias espirituais nesses momentos. Todo pensamento vindo de nós mesmos, de outras pessoas ou da voz direta de Satanás que coloca em xeque aquilo que Deus faz não podem ser admitidas. O fato de não conseguir explicar, não significa que Deus não está no controle. A realidade pode aparentar total desastre, mas não é motivo de eu dizer que ele me abandonou. O fato de eu pensar nas promessas bíblicas e não vê-las nesse momento sendo cumpridas em mim, não significa que elas deixaram de existir. Se eu continuo no espírito de humildade, submissão, consagração, deleite e obediência em sua presença, certamente o final dessa história de uma forma ou outra glorificará o nome do Senhor e me levará a caminhos bem mais altos do que tenho vivido. 


Aprendi uma coisa que uma música cristã cantada por Amanda Wanessa expressa bem, que revela o segredo do que fazer em momentos quando não tenho explicações: “ADORAR A DEUS EM TODA E QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA — quando ele não responde, quando a dor te consome, no dia do luto, quando está no vale ou no deserto, quando você está sem amigos por perto, quando não há recursos, quando lhe falta tudo, adorar sim acima de tudo”. Acredite, a experiência da presença de Deus em sua vida será tremenda, transformadora e restauradora.


Você pode me perguntar: então não posso ser sincero e abrir meu coração para Deus?

É lógico que sim, mas precisamos sempre nos lembrar diante de quem estamos e quem nós somos. Posso chorar, gritar pela dor da alma, até dizer que não estou entendendo nada do que está acontecendo. Digo mais, posso até dizer que meu coração está querendo dizer que ele está agindo errado, porém não posso deixar de levar em consideração de que a forma que faço fará toda a diferença: “Pois todo o que se exaltar será humilhado, e o que se humilhar será exaltado” (Lc 14.11). “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” (Salmo 51.17).


Que você possa terminar essa devocional não questionando o que coloquei no verso das primeiras palavras, mas dizendo com o coração sincero: ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre, amém! (Judas 1.25).


Oração: Senhor, leva-me a ser um adorador e não um murmurador, Amém!


(Devocionais de Avivamento - Marcos Stier Calixto)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES