DEUS TRABALHA A NOSSO FAVOR, E NÃO CONTRA NÓS
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Rm 8:28 NVI)
Encontramos na Palavra um tríplice testemunho do favor do Deus triúno para conosco.
1) Deus Pai é por nós (Rm 8:31);
2) Deus Filho é por nós (Rm 8:34) e;
3) Deus Espírito Santo é por nós (Rm 8:26-27).
“Não existe sequer uma posição em toda a peregrinação dos remidos de Deus cujos limites não hajam sido cuidadosamente traçados pela mão da sabedoria infalível e o amor infinito.”¹
Além disso, sabemos que, para aqueles que amam a Deus e são chamados de acordo com seu plano, tudo o que acontece se encaixa em um plano voltado para o bem² deles (cf. Rm 8:28) “Deixa que Deus ordene os teus caminhos e espera nele, o que quer que aconteça; nele terás nos duros e maus dias tua suficiente força e direção. Quem no perene amor de Deus confia, sobre a Rocha inabalável edifica.”¹
Vejamos apenas um exemplo na Palavra que corrobora a declaração supracitada.
“Então, lhes disse Jacó, seu pai: Tendes-me privado de filhos: José já não existe, Simeão não está aqui, e ides levar a Benjamim! Todas estas coisas me sobrevêm” (Gn 42.36).
Jacó foi amado por Deus antes de nascer. Era neto de Abraão, filho de Isaque e pai das doze tribos de Israel. Sua história é um ziguezague de altos e baixos.
Mesmo criado num lar temente a Deus, só conheceu ao Senhor, como o Deus de sua salvação, depois de ter constituído família, beirando os 93 anos de idade.
Jacó teve de sair de casa fugido e voltou para sua terra com medo. O plano de Deus, porém, jamais se apartou de Jacó. No vau de Jaboque, Deus lutou com Jacó e o deixou manco para não perdê-lo para sempre. A graça de Deus é eficaz. Aqueles a quem
Deus escolhe, a esses Deus também chama eficazmente. Jacó recebeu uma nova vida, um novo nome, uma nova história. Tornou-se o pai das doze tribos de Israel. Seu filho, José, foi vendido por seus irmãos para o Egito, mas Deus usou essa providência carrancuda para mostrar-lhe sua face sorridente.
Aquela situação difícil não era uma ação de Deus contra Jacó, mas a seu favor. Não há Deus como o nosso, que trabalha para aqueles que nele esperam.
Aquilo que Jacó imaginava ser sua ruína era sua salvação. Aquilo que ele imaginava estar contra ele laborava em seu favor. Seu lamento tornou-se seu cântico mais efusivo. Deus transformou o vale árido num manancial, as lágrimas em celebração, o choro numa fonte de consolo.³
Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. SENHOR, Deus meu, graças te darei para sempre. (Salmos 30:11-12)
(¹ Anônimo; ² J.B. Phillips; ³H.D.Lopes)
Comentários
Postar um comentário