Fé Obediente
"A fé é mantida e fortalecida somente pelo exercício".
-- George Müller (1805-1898).
“Pela fé Abraão, quando chamado, OBEDECEU” [Hb 11:8]. A fé, portanto, nos encontra logo no início como um ato de obediência, e assim Deus a considera e a ordena. “Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho” [1Jo 3:23]. Isso torna o ato de fé mais imperativo, e ainda mais simples e fácil. Imperativo, porque Ele ordenou, não temos escolha; fácil, porque se Ele ordenou, Ele é responsável por nos conduzir e cumprir Sua promessa para nós. Deus está tão ligado à sua palavra quanto nós. Portanto, sempre que a fé puder saber claramente que Ele falou, tudo o que ela tem a fazer é depositar toda a responsabilidade sobre Ele e seguir em frente. “Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” [Nm 23:29].
“Partiu sem saber para onde ia” [Hb 11:8]. Esse é o próximo estágio. É a fé sem visão. Quando podemos ver, isso não é fé, mas raciocínio. Ao cruzar o Atlântico, não vemos caminho no mar ou sinal da costa. Entanto, dia a dia, estamos marcando nosso caminho no mapa, como se seguíssemos uma grande linha de giz sobre o mar. Como medimos e marcamos nosso curso? Dia a dia nosso capitão pega seus instrumentos e, olhando para o céu, fixa seu curso ao sol. Ele está navegando pelas luzes celestiais, não pelas terrenas. Assim, a fé olha para cima e navega, pelo grande Sol de Deus, não vendo uma linha de costa, farol, ou caminho terrestre no caminho. Muitas vezes, Seus passos parecem levar à incerteza absoluta e até mesmo à escuridão e ao desastre. Mas Ele abre o caminho, e muitas vezes faz com que essas horas da meia-noite sejam as próprias portas do dia.
Por um tempo, Abraão tinha apenas a promessa geral de orientação de Deus, conforme prosseguia dia após dia. Mas logo a promessa se tornava mais específica, e finalmente mais clara e simples, como uma estrela de magnitude fixa no céu do seu futuro, para a promessa de uma herança e uma criança. A fé agora muda de uma simples confiança em Sua sabedoria e amor, para uma expectativa específica. Aqui ele deveria permanecer, crer e esperar que Deus a cumprisse. Nisso Abraão é o nosso grande precursor, e nossa parte é seguir os passos do nosso pai Abraão. À medida que seguirmos, vamos descobrir que todos os seus passos foram passos de fé.
Extratos do Capítulo 5 do livro “Standing on Faith”, de A. B. Simpson. Leia o texto na íntegra clicando no link abaixo.
Comentários
Postar um comentário