O QUE FAZER DIANTE DE UMA CRISE
Hoje nossa mensagem se baseia na crise enfrentada pelo rei de Judá, Josafá e seu povo (II Crônicas 20). Acompanhe comigo:
A primeira realidade que vemos é que o fato de sermos de Deus não nos isenta de enfrentar pequenas ou grandes dificuldades. O rei e o povo estavam bem com Deus e a aflição bateu à sua porta.
A tendência natural no momento das dificuldades é correr primeiro para coisas tangíveis e naturais que são as pessoas, próximas ou não. Mas no texto vemos esse rei, mesmo tendo tão grande posição ir em temor e tremor em direção ao sobrenatural – Buscou a face do Senhor!
Por outro lado, semelhante ao caso da história em questão, muitas vezes as crises envolvem nossas famílias. No texto percebemos que o rei chamou as famílias, incluindo os filhos para orar e até jejuar. Não batalhe sozinho, juntos em família orando e jejuando somos mais que vencedores e passamos a dar suporte uns para os outros.
No momento de orarem, comece adorando a Deus por aquilo que Ele é. No texto o rei orou exaltando o poder, domínio e forças do Senhor. Na medida que você se depara com o tamanho do seu Deus ao contemplar seus atributos, a sensação é que os problemas jamais serão maiores do que a grandiosidade do seu Deus.
Não deixe de ter momentos em louvor, lembrando daquilo que Ele tem feito em sua vida, na sua família, trazendo um rastro de vitórias diante de tantas situações que você já viveu. O rei Josafá lembrou das vitórias do povo de Deus e o exaltou e isso o provocou a tomar posse das promessas.
Ele passou a agarrar-se nas promessas que o Senhor sempre traz, de forma profética ou não - Essa peleja é minha, diz o Senhor!. Agarre-se ao NÃO TEMAS (366 vezes na Bíblia), sabendo que ele irá adiante de você!
Quando estiver colocando a questão da luta no altar do Senhor, faça algo que aprendi com um grande servo do Senhor – Não levante do momento de oração sem a convicção do Espírito que o problema ficou nas mãos dele, senão você vai querer dar uma ajudazinha para Deus quando se levantar.
Quando esses fatos são verdadeiramente relevantes, você se levanta com um coração tranquilo e em paz e seu desejo e entoar hinos de louvor como maior estratégia de guerra, como ocorreu com Josafá e o povo de Judá. E esses cânticos o sustentarão à caminho da vitória que certamente virá e será bem maior do que você esperava (Efésios 3.20). Lembrem que no texto além do povo inimigo destruído, os despojos ficaram a disposição do povo de Deus. O texto revela que enquanto louvavam o Senhor agia!
Saiba amados, com a ação de Deus na sua vida, como ocorreu naquele povo, vocês serão testemunhas vivas de que Deus é o verdadeiro Deus. E além de vivenciar a paz, experimentarão naqueles que estão ao redor o impacto do temor do Senhor.
Saiba lutar, deixando Deus lutar em seu lugar. Saiba entregar crendo que o Deus que você cre nunca será menor do que seus problemas. Confie!
Oração:
Senhor Deus, ensina-me diante das crises a confiar no Senhor como Josafá o fez. Ensina-me a adorá-lo, louvá-lo e tomar posse de tudo que tem que vai me fortalecer para alcançar a vitória. Em nome de Jesus, amém
(Devocionais de Avivamento - Marcos Stier Calixto)
Comentários
Postar um comentário