Na roda do oleiro

 


"Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas" (Jeremias 18:1,2).


Sabemos que essa imagem aponta para o próprio Deus, que está formando o Seu vaso. Sua obra tem um propósito muito especial e definido em vista, pois esse vaso que Ele está moldando é um vaso escolhido. Essa escolha é dirigida por Sua vontade e propósito soberanos. O Senhor finalmente terá o vaso que tanto almeja, e nada, nem ninguém, poderá privá-Lo disso.

Esse vaso foi projetado para servir a um propósito especial por toda a eternidade. Deus tem um propósito eterno e Ele o realizará por meio desse vaso. Todos os crentes são chamados de acordo com este propósito.

Se entregamos nossas vidas inteiramente nas mãos do Espírito Santo, devemos perceber que tudo o que nos acontece tem um propósito. Cada uma de nossas experiências destina-se a nos ensinar alguma coisa. Voltemos ao nosso texto favorito: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8:28).

A soberania do Espírito Santo requer então que cada acontecimento na vida dos filhos de Deus seja focado nesse grandioso propósito. Existe uma ação soberana no pano de fundo de todos os caminhos de um filho de Deus. Isso não significa que todos os nossos caminhos estejam certos, mas ainda que estiverem errados, o Espírito Santo poderá nos ensinar algo por meio deles.

Mas o ponto central dessa obra soberana do Pai pelo Espírito é a revelação de Jesus Cristo, e ela acontece em grande parte através da experiência. Compreendemos melhor a mente e propósito do Senhor por meio das experiências que passamos em nosso dia a dia. Esse é um dos principais métodos do Espírito Santo em Sua escola para nos revelar Cristo. Nunca devemos tirar férias dessa escola do Espírito Santo.

A ação do Espírito Santo também é dirigida a nos conformar à imagem de Cristo. Podemos vislumbrar essas duas coisas na casa do oleiro. O barro está na roda, passando por experiências, e esse processo pode ser muito difícil de entender. O oleiro pode dar uma pancada forte no barro, pode usar a força de suas mãos para exercer pressão sobre a massa, outras vezes pode trabalhá-la suavemente com os dedos. O barro passa por muitas experiências... Podemos não compreender essas experiências, nem saber o que o oleiro está fazendo. Muitos movimentos dele parecem dolorosos, mas o oleiro não está fazendo isso apenas porque quer.

Seja paciente e observe, e você verá que algo está tomando forma: um vaso está sendo formado. No final, veremos o projeto do oleiro. Ele concluirá Seu trabalho sobre aquelas rodas... Sua obra um dia estará completa.

O Oleiro, por intermédio das energias do Espírito Santo, está formando um vaso celestial. Esse processo resultará numa expressão progressiva do Senhor Jesus no dia-a-dia.


[ Baseado no texto "He wrought His work on the wheels", de T. Austin-Sparks.]


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES