ABATIDOS, MAS NÃO DESTRUÍDOS

 


De tantos textos na Palavra de Deus que falam da realidade das lutas diárias que nos atingem, este em especial me impressiona, pois retrata a crise na vida daquele que crê. Diz assim: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos” (2 Coríntios 4.8,9). 

O apóstolo Paulo vivia isso diariamente, principalmente por causa da fidelidade ao seu chamado e a mensagem que Deus lhe confiou. Na verdade, estamos caminhando para um momento em que a pressão devido ao nosso amor pelo Senhor aumentará e as adversidades serão mais constantes do que imaginávamos. Seremos colocados à prova pelo que afirmamos crer. 

O Senhor não só espera de nós que estejamos firmes, mas promete estar ao nosso lado, agindo exatamente como esse texto nos apresenta. Vamos meditar juntos para fortalecer nossa fé e solidificar ainda mais nossa aliança com o Senhor! O apóstolo Paulo ao citar estas palavras se refere, verdadeiramente, à nossa firmeza. Ele utiliza uma terminologia que afirma que somos vasos, nos ensinando que nesses vasos há um tesouro precioso que é Cristo. Mesmo que esses vasos sejam abalados pelas circunstâncias, eles não serão destruídos. Naturalmente, Paulo recordou-se dos desafios e confrontos de fé que vinha enfrentando em seu fiel ministério.

De uma forma ou outra estamos sendo jogados dentro de um mundo que vai exigir isso de nós e precisaremos estar firmes (1 Pedro 3.15). Como exemplo, lembro-me do filme intitulado “Deus não está morto”, de 2014. Certamente alguns jovens têm passado por pressões iguais. O filme conta a história do estudante Josh Wheaton, que teve sua fé desafiada diante dos colegas quando o professor de filosofia Radisson, ateu, que odiava a Deus por ter lhe tirado sua mãe, exige que os alunos assinem um documento negando a existência de Deus. Vale a pena assistir, se por acaso ainda não o tenha visto. O filme deixa claro o que o apóstolo Paulo quis dizer com pressão, perplexidade, perseguição, abandono e abatimento! O texto de 2 Coríntios, citado no início deste                                                      devocional, não diz que estaríamos livres desses fatos, mas traz a promessa do que ocorre quando estamos com Jesus, e foi isso que Josh Wheaton (Shane Harper) testemunhou diante do professor e alunos. Na verdade, “muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” (Salmo 34.19). 

Amados, o que não podemos de forma alguma é hesitar quando confrontados diante da nossa fé. Não podemos ficar em “cima do muro”. Não podemos relativizar a fé, pois ela é fundamentada numa verdade absoluta que é Jesus! É verdade que nos sentiremos muitas vezes pressionados a partir de questionamentos que tentam colocar em dúvida o que cremos, mas continuaremos animados, pois sabemos em quem temos crido. 

Haverá também momentos em que ficaremos em um estado de perplexidade, incapazes de explicar muitas coisas, mas a convicção da presença de Jesus em nós nos dará segurança, sabendo que de alguma forma ele trará a revelação necessária. Outra bênção que o texto traz, frequentemente vivida no ambiente de trabalho, é a de testemunhar perseguições por causa da nossa fé em Jesus. Qual segurança temos? Saibam que nunca faltará lugar ou emprego para estarmos e continuarmos glorificando o nome dele, pois o Senhor promete que, mesmo em meio à perseguição, nunca seremos abandonados por ele. Por fim, a imagem de estar abatido e não destruído é exatamente como uma luta de boxe.

Poderá até ser golpeado a ponto de cair no solo (na lona), mas jamais, jamais seremos nocauteados! A sensação pode ser da contagem para o fim, mas sempre nos levantaremos, e a vitória será alcançada! Que Deus nos ajude a permanecermos fiéis! 


 *Oração* : Senhor, ajuda-me a permanecer fiel, ousado e ser usado por ti, mesmo em meio as adversidades que muitas vezes me são impostas. Ajuda-me a continuar confiando no teu livramento e sentindo a tua presença em cada momento de minha vida. Em nome de Jesus, amém!


(Devocionais de Avivamento - Marcos Stier Calixto)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

MEDITAÇÕES

DEVOCIONAIS