AS PROMESSAS DE DEUS



Deus fez grandes promessas a todos os que crêem em Jesus Cristo. Pensar sobre a segurança do que Deus prometeu ajuda os cristãos a serem felizes.

Deus, que é justo, não pode ignorar o pecado. Todavia, Ele também é um Deus de amor que Se compadece dos pecadores: Ele quis salvá-los do castigo merecido, mas visto que eles não poderiam ajudar a si mesmos, Ele
decidiu ajudá-los, ser misericordioso para com alguns e salvá-los. Por isso enviou Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, que concordou em Se tornar homem e viver uma vida de perfeita obediência a Deus, Seu Pai. Sua obediência é creditada ao povo de Deus. O Senhor Jesus foi condenado à morte e crucificado. Ele tomou sobre Si mesmo a punição que o povo de Deus merecia pelos seus pecados. Assim podemos dizer que Deus prometeu creditar a obediência de Cristo aos cristãos a fim de tirar deles a culpa - colocando-a em Cristo - e dar-lhes vida eterna. O Espírito Santo concede nova vida para eles. Ele os leva a crerem no Senhor Jesus Cristo, dá-lhes segurança de salvação e os fortalece de maneira que lhes permite vencer a influência do pecado.

As promessas de Deus são o resultado de Sua graça;isso equivale dizer que elas são dadas àqueles que as não merecem. E as coisas que Deus promete dar são para toda a eternidade; a morte de Cristo conquistou a segura e eterna salvação do Seu povo, e Ele não permitirá que o mesmo se perca. As promessas são dadas aos cristãos individualmente e o que Deus promete é-lhes dado pessoalmente.

As promessas que Deus deu constituem um grande encorajamento para os cristãos. Ele prometeu salvar todo o Seu povo, o que lhe dá uma sensação de segurança e o faz muito feliz. Ele prometeu que o diabo nunca venceria os Seus servos e isso dá-lhes uma sensação de segurança, mesmo quando enfrentam problemas e decepções. Ainda que o futuro deles seja incerto, estão felizes porque sabem que as promessas de Deus são infalíveis. Davi tinha total confiança na fidelidade de Deus e sabia que Ele manteria Sua palavra: _Não é assim a minha casa para com Deus? Porque estabeleceu comigo um pacto eterno, em tudo bem ordenado e seguro: pois não fará ele prosperar toda a minha salvação e todo o meu desejo_? (2 Samuel 23:5). E os cristãos hoje tem razões até mesmo maiores do que Davi para estarem certos de que Deus irá guardar Sua palavra. Eles olham para a obra do Senhor Jesus que lhes trouxe tudo que Deus prometeu. No Velho Testamento, o povo de Israel podia regozijar-se, pois Deus havia prometido ser gracioso para com a nação, mas os cristãos de hoje podem regozijar-se em coisas ainda melhores que Deus tem feito para eles como indivíduos (Hebreus, capítulo 8).

Além da promessa de salvação, Deus fez muitas outras maravilhosas promessas. Todas elas devem ser entendidas à luz das grandes promessas que Deus concretizou na salvação, pois não adianta pensar que interpretações literais exaurem o significado de tais promessas. Por exemplo, o Salmo 91 contém promessas que o homem de Deus não sofrerá males, acidentes ou danos. Os cristãos que enfrentam sofrimento podem questionar se este salmo tem algo a dizer-lhes. Pode ser o caso do povo de Israel ter o direito de esperar bênçãos materiais e exteriores em troca de obediência. Certamente as bênçãos prometidas e as ameaças de maldição na lei de Moisés sugerem que esse foi o caso. Contudo, a promessa dos versículos 9 e 10  _Se fizerem do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará a tua tenda_ jamais deve ser tomada no sentido de que os cristãos nunca sofrerão. Pelo contrário, ela os ensina a ter confiança em que Deus está tomando conta deles todo o tempo e protegendo-os do mal. Talvez Ele use dificuldades para discipliná-los, assim como um pai pune seus filhos; isso prova que eles são filhos de Deus. Ele tem o direito de dar-lhes o que acha correto e de tirar-lhes aquilo que Lhe compete; porém, isso sempre ocorre para o bem deles. Caso aconteça alguma coisa que pareça prejudicá-los, eles podem estar certos de que tudo faz parte do plano de Deus para o benefício deles. Portanto, nenhum mal, espiritual ou eterno, poderá cair sobre eles.

Entre as promessas do Velho Testamento que os cristãos podem reivindicar para si, estão Isaías 43:2 e Josué 1:5. O escritor aos Hebreus cita a promessa de Josué de uma forma muito enfática, como se Deus estivesse dizendo  _Nunca te deixarei: jamais te abandonarei_ (Hebreus 13:5).

Assim, vimos que Deus fez estas promessas e muitas outras semelhantes a elas. Todas as promessas apontam para o céu e nos ensinam que parte do prazer de estar no céu pode ser desfrutada aqui e agora, como os marinheiros que enfrentam uma tempestade em alto mar são confortados ao pensar no porto.

Jeremiah  Burroughs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES