EXORTAÇÃO AO PROGRESSO NA FÉ

 




Há uma nota muito importante escrita pelo irmão T.A.Sparks sobre esse tema:

"Esta Carta (aos Hebreus) foi endereçada a um povo que, por um longo tempo, tinha sustentado a posição de um povo separado para Deus, mas que finalmente esqueceu o caminho e perdeu a herança, perdeu o significado de sua separação, por causa da ligação ao terreno."

Cremos que o cristão genuinamente regenerado não pode perder a salvação pela graça gratuita de Deus através de Cristo Jesus e efetuada pelo Espírito Santo (Ef 2:8-9; Rm 11:29), mas pode sim, perder a herança espiritual, assim como os reprovados mencionados em Hebreus perderam. (Hb 2:1-4; 3:7-4:13; 5:11-6:21; 10:26-39; 12:15-29)

"Quando Israel estava prestes a entrar na terra de Canaã, Moisés disse: Ele "dali nos tirou para nos levar e nos dar a terra". Devemos sentir temor pelo fato de haver muitos cristãos que separam aquilo que Deus uniu. De bom grado são trazidos para fora da terra da escravidão, mas não estão prontos para andar todo o caminho com Deus e entrar na terra e vencer cada inimigo. Estão felizes por terem sido libertados da escravidão, mas não anseiam por tornarem-se santos e viver uma vida de separação e serviço. Eles não dão ouvidos para a voz que os chama para entrar no descanso de Deus, ao contrário, endurecem seu coração.

Não foi no Egito e isso deve ser enfatizado -, mas na fronteira da terra de Canaã que os homens de Deus começaram a endurecer seu coração. Em nossos dias, é entre cristãos que professam ser convertidos, que não somente iniciaram a vida cristã, mas fizeram até mesmo algum progresso, que encontramos dureza de coração. O chamamento à santidade, o chamamento para cessarem de vaguear e murmurar e entrar no descanso de Deus, o chamamento para a vida de vitória sobre cada um dos inimigos e para servir a Deus na terra da promessa não é obedecido. Eles dizem que isso é algo muito elevado e muito difícil. Eles não creem com Calebe que "nós podemos possuir a terra"; eles temem o sacrifício que terão de fazer para isso e apegam-se à vida carnal. Ao não ouvir a voz de Deus, seu coração se torna endurecido. Deus jurou que não entrariam no Seu descanso.

É impossível usar da seriedade necessária para conclamar cada leitor a aprender bem os dois estágios do cristão. Existe o cristão carnal e o cristão espiritual; há aqueles que permanecem bebês e os que se tornam homens adultos, maduros. Há aqueles que saíram do Egito, mas depois permaneceram no deserto de uma vida mundana. Há aqueles que seguem o Senhor completamente e entram na vida de descanso e vitória.

Possa cada um de nós descobrir onde está e, atentando zelosa e seriamente às advertências de Deus, de todo o nosso coração prossigamos após Jesus, seguindo-o até o fim, procurando permanecer perfeita e cabalmente em toda a vontade de Deus. O que significa todas as advertências em nossa epístola, especialmente dedicadas a desvendar a vida celestial e o poder, a salvação completa de nosso grande Sumo Sacerdote?

Significa que nenhum ensinamento a respeito do que Cristo é pode ser de proveito a menos que nosso coração esteja pronto e deseje segui-lo plenamente. A epístola resumirá todos os seus ensinamentos no chamamento para entrar no Santo dos Santos, no descanso de Deus. Mas o escritor deseja que tenhamos o profundo sentimento de que não podemos entrar exceto no caminho da fé e da plena obediência, exceto com um coração pronto a abandonar toda a sua vontade para seguir aquele que suportou a cruz, um coração que não estará satisfeito com nada menos do que tudo o que Deus deseja dar."


(Andrew Murray)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES