O valor do temor do Senhor

 


Há uma paráfrase deste verso (Provérbios 9:10) que expressa: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.” 

De fato as Escrituras Sagradas atestam este importante princípio: Que o Senhor têm segredos para revelar aos Seus santos que O temem. Lemos: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.” (Pv 9:10)

De fato, "um santo temor de Deus é a condição para o homem receber diretrizes, bênçãos e comunhão da parte de Deus."

Alguém já disse que “a sabedoria consiste do correto uso do conhecimento", e o conhecimento do Santo resulta em discernimento espiritual; pois, o conhecimento do Santo é a verdadeira compreensão da vida. “Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam.” (Sl 9:10)

"A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança" (Sl 25:14, ARA). Este mesmo verso na versão ARC, declara: "O segredo do Senhor é para os que o temem; e ele lhes fará saber o seu concerto", indicando, assim, comunhão com os pensamentos, desejos e anseios de Deus.

Daniel, bendizendo o nome do Senhor, disse: "Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz." (Dn 2:22) 

E, “no livro de Isaías, nos é dito: "Mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha Palavra". Quando existe essa disposição, e o coração sedento verdadeiramente aguarda o ensino divino, e o ouvido circuncidado abre-se para recebê-lo, a voz de Deus trará vida e bênção genuínas, e será o poder

de uma comunhão viva com Deus. Onde isso faltar, a palavra permanece infrutífera e nós retrocedemos independente de quanto nossa mente e lábios estejam cheios da verdade bíblica.

"Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração…" (Hb 3:7a)

“O que o olho não viu, nem o ouvido ouviu, nem penetrou no coração do homem, [tudo isso] Deus preparou (fez e mantém pronto) para aqueles que O amam, que O têm em reverência afetuosa, obedecendo-lhe prontamente e reconhecendo com gratidão os benefícios que Ele concedeu.” (cf. 1 Co 2:9-10)


Que seja esta a nossa sincera oração:

“Ensina‑me o teu caminho, Senhor,

para que eu ande na tua verdade.

Concede‑me um coração íntegro

para que eu tema o teu nome.”

(Salmo 86:11, NVI)

Amém! Amém!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

MEDITAÇÕES

DEVOCIONAIS