DEUS É UM DEUS QUE TRABALHA
Primeiro de tudo, sabemos que nosso Deus é um Deus que trabalha. Se Deus não trabalhasse, então nada aconteceria, nada seria feito e Deus estaria completamente só,
sozinho, de eternidade a eternidade. Mas graças a Deus, Ele é um Deus que trabalha. Quando abrimos a Palavra de Deus, imediatamente encontramos: No princípio, Deus criou os céus e a terra. Deus criou. Ele trabalhou. E o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. O Espírito Santo é como uma galinha chocando os ovos, comunicando seu calor aos ovos para trazer o nascimento. E então Deus disse: Haja luz, e houve luz. A Palavra fala e é feito. Assim desde bem no princípio, encontramos que o Deus triúno é um Deus que trabalha.
Quando vamos ao Novo Testamento, encontramos:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (Jo 1:1-3).
Assim, mais uma vez encontramos a Palavra, a expressão, a linguagem, a expressão vocal de Deus. Deus deseja expressar a Si mesmo, revelar a Si mesmo, fazer a Si mesmo conhecido a nós, e é pela Sua Palavra que todas as coisas foram criadas.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade... (Jo 1:14)
A Palavra não apenas criou, mas a Palavra se tornou carne. A Palavra veio a este mundo para fazer uma obra muito especial. Em João 5:17 o Senhor Jesus disse: Meu Pai trabalha e eu trabalho. O Pai trabalha e o Filho trabalha.
No dia de Pentecostes o Espírito Santo veio do céu e os cento e vinte crentes foram batizados em um Espírito em um corpo (ver Atos 2). O Espírito Santo veio para fazer uma obra muito especial.
Em Apocalipse 5, encontramos que o Espírito Santo é como sete chifres e sete olhos, e eles foram enviados ao mundo para fazerem uma obra muito especial. Assim, mais uma vez, você encontra que o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão todos trabalhando, e todos estão trabalhando para fazerem uma obra muito especial.
A OBRA DE DEUS
Perguntaram-lhe, pois: O que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus? Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (Jo 6:28-29)
Estas pessoas fizeram a pergunta ao Senhor: O que devemos fazer para praticarmos as obras de Deus? E o Senhor respondendo disse: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que Ele enviou. Você nota imediatamente a diferença entre a pergunta e a resposta. Na pergunta, as pessoas estavam questionando como e o que deveriam fazer para fazerem a obra de Deus. Para eles, as obras de Deus são muitas.
Deus faz muitas obras e todas estas obras são isoladas, não relacionadas, como eram, uma da outra. Por exemplo, no livro de Êxodo, o Senhor deu a eles o maná para comerem no deserto – isso é a obra de Deus. Ele abriu a rocha para dar a eles água para beber – isso é a obra de Deus. Os filhos de Israel viram as obras de Deus, os atos de Deus.
Em Salmos 103, encontramos que Deus fez conhecido Seu caminho a Moisés e Seus atos aos filhos de Israel. Os filhos de Israel conheceram os atos de Deus, as obras de Deus. Deus fez isso, Deus fez aquilo. Mas Moisés conhecia os caminhos de Deus. Agora, se conhecemos apenas as obras de Deus, estaremos ocupados com as obras – o que Deus fez, mas se conhecemos os caminhos de Deus, então estaremos ocupados com Deus mesmo.
Para o povo, Deus fez muitas obras, mas para Deus mesmo, há apenas uma obra para fazer. Por isso, na resposta de nosso Senhor, Ele disse: Esta é a obra de Deus. Vocês estão falando da obra de Deus e o que vocês deveriam fazer, mas direi a vocês que esta é a obra de Deus. Deus tem somente uma obra para fazer. Ele entregou-Se para fazer somente um trabalho. Esta é a obra de Deus, que creiais naquele que Ele enviou. Em outras palavras, há esta obra ampla de Deus, e esta obra ampla de Deus é de acordo com o propósito eterno de Deus. Este propósito eterno é um, portanto a obra de Deus é uma. (...)
Portanto, em segundo lugar: Qual é o propósito de Deus? O propósito de Deus é glorificar Seu único Filho, para fazê-Lo Seu Filho e herdeiro de todas as coisas, para dar todas as coisas ao Seu Filho para que sejam Sua herança. O propósito de Deus é prover uma ajudadora, uma noiva, para compartilhar com Seu Filho a glória e a responsabilidade. E de acordo com esse único propósito, Deus trabalha, e todas as obras de Deus estão centradas nesta obra em particular. Por isso, nosso Senhor Jesus disse: Esta é a obra de Deus. E a obra de Deus é que creiamos Naquele que Deus enviou, ao invés de tentarmos fazer as obras de Deus.
Nosso problema é que nossa mentalidade está sempre pensando naquilo que deveríamos fazer para que possamos fazer as obras de Deus. Não percebemos que o que Deus requer não é o que poderíamos fazer, mas o que Deus requer é que creiamos – creiamos Naquele que Deus enviou. Em outras palavras, creiamos Nele e em tudo aquilo que Ele fez por nós. Por crermos Nele, por confiarmos Nele, então a obra de Deus pode ser e está sendo feita em nós e através de nós. Esta é a obra de Deus.
Stephen Kaung - "Restauração"
Comentários
Postar um comentário