Uma palavra de exortação aos santos

 


Graça e paz irmãos e irmãs! 


Pesquisando sobre um determinado tema, deparei-me com um pequeno fragmento de Watchman Nee e um parecer semelhante de Theodore Austin-Sparks , conforme segue um pouco mais abaixo, resumidamente. Então, considerando diante do Senhor sobre a seriedade, importância e consequência dessa questão, pesou-me ao coração o encargo de compartilhar com meus amados irmãos e irmãs "um breve pensamento" acerca disso para consideração. Que o Senhor nos fale ao coração. 


Disse Watchman Nee:

"Não é minha intenção atacar o denominacionalismo do cristianismo como errôneo. Eu somente quero dizer que para que o corpo de Cristo encontre uma efetiva expressão local, a base de comunhão deve ser verdadeira. E esta base é a relação de vida dos membros com o Seu Senhor e a sua desejosa submissão a Ele como o Cabeça. 

Tampouco estou pleiteando por aqueles que irão fazer uma seita carnal daquilo que poderia chamar de 'localismo', isto é, a estrita demarcação de igrejas por localidades. Porque tal pode ocorrer facilmente. Se o que estivermos fazendo hoje em vida se tornar amanhã um mero método, tal que seu próprio caráter alguns dos Seus forem excluídos, possa o Senhor ter misericórdia de nós e quebrar tudo!". (fonte: A Vida Normal da Igreja Cristã, capítulo 4 - por Watchman Nee - postado por Daniel Durand).


Essa questão foi também abordada por T. Austin-Sparks em seu compartilhar "A visão do templo de Ezequiel" sob uma outra perspectiva. Eis o que ele disse:

"Nós devemos ser muito cuidadosos para não tornar Cristo, ou Sua igreja, menor do que ela realmente é. Nós não podemos tornar Cristo menor do que Deus O fez. Não podemos torná-Lo apenas o nosso Cristo, nosso pequeno Cristo, o Cristo que pertence a nós, O Cristo da nossa localidade. Temos que ser bastante cuidadosos para não tornar Cristo menor do que Deus O fez e não devemos fazer a Igreja menor do que Deus a faz. Isso não é nossa pequena igreja, não é a pequena igreja de pessoa alguma. Isso é muito maior do que nossos pensamentos, vai muito além da nossa imaginação. Isso é um grandioso Cristo e uma grandiosa igreja. Aqui novamente devemos nos guardar contra os perigos: esse é o perigo sempre presente de reduzir o tamanho de Cristo e da Igreja."


Oh, irmãos! Que o Senhor tenha misericórdia de nós! Que Ele nos dê discernimento espiritual acerca disso e nos livre de qualquer conduta exclusivista e partidarista que, infelizmente, acomete muitos dentre o Seu povo, entristecendo-O. Porventura não foi esta "atitude carnal" (infantilidade) que caracterizava os irmãos primitivos de Corinto e teve de ser repreendida e exposta à Igreja pelo apóstolo Paulo, incluindo aqueles que, querendo ser os melhores, criaram mais uma facção, "os de Cristo"? (I Co 1:12; 3:1-4) Ora, onde estava a inclusividade do Senhor Jesus Cristo entre todos eles? (conf.v. 23?)

Oh! Que o Senhor guarde nosso coração e nossa mente em Cristo Jesus! Que o Senhor coloque guarda à nossa boca vigiando a porta dos nossos lábios. (Sl 141:3)

Que sejamos guardados de tudo o que porventura venha a ferir o princípio do amor de Cristo por todos aqueles a quem Ele padeceu! (Jo 15:12-13) Ele é Senhor, tanto de mortos como de vivos. (Rm 14:9)

Nosso Senhor continua sendo o "Cristo todo-inclusivo" que acolhe até o mais débil e menor de todos aqueles que se achegam a Ele pela fé - não importando se ainda estes se encontram inseridos num contexto denominacionalista cristão ou etc. A cruz de Cristo já lidou com isso no Calvário deitando por terra "a parede de separação" para resgatar os Seus no devido tempo, destruindo a inimizade. (Ef 2:14-16) 

Certamente, "Aquele que começou boa obra em nós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." (Fp 1:6) As Suas ovelhas não ficarão dispersas sem disciplinas e correções do Bom Pastor. Lembremo-nos que o tempo de Deus é kairós e Ele não está sujeito ao chronos

(Ec 3.1-8; II Pe 3:8) para executar sua obra.  

"A cura para a impaciência com o cumprimento do cronograma de Deus é crer em Suas promessas, obedecer à Sua vontade e deixar os resultados para Ele. Muitas vezes, quando o cronograma de Deus se prolonga por anos, desanimamos e queremos desistir ou tentar resolver algo por conta própria"¹. Ó, irmãos! Enquanto nossa visão míope consegue enxergar apenas umas poucas sementes de uma maçã, somente o Senhor conhece as milhares de maçãs que brotarão de apenas uma semente. Se o Senhor já alargou a nossa visão acerca do Seu mistério (Sua Igreja, Seu corpo), glória a Deus! Bendita revelação! Então prossigamos em atitude humilde e submissa diante dEle acolhendo ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. (Rm 14)

O tribunal de Cristo está próximo para tratar com todo o Seu povo segundo suas ações (II Co 5:10; I Co 3:13-15).

Que levemos essa questão aos pés do Senhor para sermos tratados no cerne de nossa enfermidade. Que o Senhor nos ajude! 

"Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo."

(2 Ts 3.5) 


Fraternal abraço.


(¹Jerry Bridges)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES