A Videira Verdadeira - A economia de Deus

 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda."

(João 15:1-2)


Essa videira verdadeira (o Filho), com os seus ramos (os que crêem no Filho), é o organismo do Deus Triúno na economia de Deus. Esse organismo cresce com as Suas riquezas e expressa a Sua vida divina.

O termo grego para "agricultor" quer dizer cultivador do solo, trabalhador da terra, lavrador (ver 2Tm 2:6; Tg 5:7; Mt 21:33).

O Pai, como agricultor, é a fonte, o autor, o planejador, o plantador, a vida, a substância, o solo, a água, o ar, a luz do sol e tudo para a videira. O Filho, como a videira, é o centro da economia de Deus e a corporificação de todas as riquezas do Pai. O Pai, cultivando o Filho, trabalha na vide, infundindo-Se nela com todas as Suas riquezas, até que, por fim, a vide expresse o Pai de modo corporativo por meio dos ramos. Essa é a economia do Pai no universo.¹

*Graça e Glória*

Deus, conforme seu supremo propósito, tem seus arranjos bem definidos, concretos e eficazes. As obras de suas mãos Ele não renunciará. Tudo está caminhando sob seu controle, sua presciência, conforme sua sabedoria indescritível.(Rm 11:33)

"Os inexplicáveis tratos de Deus com Seu povo são bem ordenados."³ 

*O Senhor dá graça ao seu povo para dar-lhe glória* (Sl 84:11). A grande salvação conforme lemos em Hebreus 2:3 visa nos introduzir na glória - segundo seu contexto imediato. “Graça aponta para a origem do Evangelho e glória aponta para o propósito do Evangelho… Aqueles que foram chamados pela graça, foram chamados para serem participantes da glória do Senhor Jesus Cristo.”¹ 


Deus, o Pai da glória (Ef 1:17), enviou Seu Filho amado, o Senhor da glória (1 Co 2:8), para conduzir seus filhos à glória (Hb 2:10). O Seu Espírito, o Espírito da glória de Deus (1 Pe 4:14) foi enviado com esse ministério (Jo 16:13-14). Quando o Senhor Jesus voltar, o estado glorioso dos seus santos será manifestado em glória.(2 Ts 1:10)

  

“...glória é Deus manifestado. Nós, os filhos de Deus, seremos introduzidos naquela manifestação de glória (Rm 8:19-21). Esse será o clímax da salvação que compartilhamos em Cristo. Portanto, certamente esse é um fator importante que torna nossa salvação “tão grande”.²

"Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos." (Hb 2:1)

“...a salvação é para a glória de Deus, a honra de Deus, a exaltação de Deus… O propósito da salvação é resultar para a glória de Deus..” ¹ 

"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." (1 Co 10:31)

*Somente a Deus seja a glória!*


(¹ Autor desconhecido;.² W.Lee; ³ S.Rutherford)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES