Uma Graça Desprezada
Nas palavras (Eu) sou manso e humilde de coração (Mt 11:29), Jesus nos deu um vislumbre do íntimo do Seu coração. É surpreendente que a maioria das virtudes do Espírito vistas na vida de Cristo são atitudes de "deixar de fazer" e de submissão. Se o orgulho é o pecado maior e fundamental, então a humildade é a virtude suprema; e se a humildade era a característica distintiva do Senhor, então ela tem de caracterizar o discípulo, pois “o servo não é maior do que seu senhor”. (Jo 13:16).
Mesmo que Jesus nunca tivesse dito uma só palavra a respeito da humildade, Sua vida diária e as circunstâncias teriam sido uma constante repreensão muda ao orgulho e à auto exaltação dos homens e mulheres com quem Se relacionava. Ele não era apenas uma permanente repreensão ao orgulho, mas um exemplo vivo de humildade.(...)
Em vão procuraremos, nas grandes obras dos filósofos do passado, a exaltação da humildade como virtude. Também sua vida será examinada em vão para encontrar
evidências da verdadeira humildade cristã. O oposto é que ocorria. Não há palavra nem no grego nem no latim que expresse a ideia cristã de humildade. A palavra “humilde" que Jesus aplicou a Si mesmo, é empregada por filósofos éticos como Sócrates, Platão e Xenofonte no sentido de "pusilânime, covarde". Mesmo Josefo, o historiador e moralista judeu, empregou a palavra com igual sentido. J. B. Lightfoot disse: "Para os moralistas pagãos, a humildade é um defeito".
A humildade só foi elevada ao nível de virtude fundamental quando Jesus veio com Sua inigualável vida e Seu ensino sem igual. A humildade como graça é fruto do cristianismo. Como os gregos davam à palavra humilde o sentido de alguém ordinário, mesquinho, logo se entende por que os pronunciamentos de nosso Senhor sobre o assunto apresentaram aos Seus discípulos uma nova e revolucionária escala de valores. ”...quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23:12). “...aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande” (Lc 9:48). Para eles era uma lição difícil de aprender: a humildade, em vez de ser desprezada, devia ser desejada.¹
“É dos homens querer ser exaltado,
Mas ser humilde é assemelhar-se a Deus.”²
(¹ J. Oswald Sanders; ²Autor desconhecido)
Comentários
Postar um comentário