A voz interior do Espírito
E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. (Lucas 24:32)
Os discípulos a caminho de Emaús não foram apenas meus companheiros na crise de fé. Eles também me ensinaram sobre o caminho de saída do labirinto emocional, intelectual e espiritual em que me encontrava. Meditando na experiência desses homens, pude perceber o dia clarear após a noite de densas trevas. A primeira coisa que percebi como sinal de que minha crise de fé estava passando foi que Deus deixou de ser algo a respeito do que eu falava e passou a ser uma voz dentro de mim. Deixei de falar a respeito de Deus e comecei a falar com ele. Parei de debater teorias a respeito de Deus e comecei a discernir a voz que pronunciava dentro do meu coração. Notei que meu afeto por Deus estava sendo novamente despertado e passei a buscá-lo com novo ânimo, como se fosse a primeira vez. Comecei a ouvir uma voz dentro de mim, a ter insights, percepções, compreensões e discernimentos.
O teólogo e filósofo norte-americano Dallas Willard diz que _"a principal maneira como Deus fala conosco é através de pensamentos e sentimentos que são nossos, mas não têm origem em nós”_. Entendi isso perfeitamente. Comecei a me dar conta de que alguns fundamentos de fé estavam sendo reconstruídos, e que esse processo não era resultado de estudo, reflexão, aprofundamento teórico ou acadêmico. Ouvi a voz de Deus pronunciada de maneira afetiva, pessoal e particular para mim. Como aconteceu com os discípulos de Emaús, meu coração começou a arder.
Uma das piores consequências da crise de fé é a amargura. Quem está em crise, aos poucos vai ficando frio em suas análises, duro em suas críticas, intolerante para com os que não estão em crise. E vai também se tornando insuportável, inclusive para si mesmo. Mas quando a crise começa a passar, os afetos começam a voltar.
Encorajo você a se calar um pouco e prestar mais atenção à voz que se pronuncia de dentro do silêncio e da escuridão. Afinal, o Cristo ressurreto está caminhando ao seu lado e está em você.
_Devocional aplicativo JFA Bíblia Sagrada_
Comentários
Postar um comentário