A distinção entre espírito, alma e corpo
A Vida Cristã
A distinção entre espírito, alma e corpo.
A maioria das pessoas hoje considera o homem dividido em duas partes: a alma e o corpo. Eles pensam que a alma é a parte invisível, a parte psicológica dentro do homem, e que o corpo é a parte visível, a forma exterior do homem. Claro que é verdade que o corpo é a casca exterior do homem. Mas é uma questão se a alma é ou não uma substância.
A alma e o espírito são uma coisa ou duas coisas?
A alma é igual ao espírito, ou os dois são diferentes?
A resposta do homem é que eles são a mesma coisa - que além de uma diferença de terminologia, os dois são idênticos em substância.
"A resposta do homem, porém, não é confiável."
Temos de olhar para a Bíblia, a palavra de Deus confiável, para descobrir a resposta para esta pergunta. A palavra de Deus não divide o homem em duas partes, a alma e o corpo. Pelo contrário, divide o homem em três partes: o espírito, a alma e o corpo. Primeiro
Tessalonicenses 5:23 diz: ′′ Santifica-te totalmente, e que o teu espírito, alma e corpo sejam conservados completos."
Este versículo mostra claramente uma distinção entre o espírito e a alma. Caso contrário, não teria dito: ′′ O teu espírito e alma," mas sim, ′′ O teu espírito-alma." Uma vez que Deus disse isto, podemos ver que existe uma distinção entre o espírito do homem e a sua alma. A partir disso podemos concluir que o homem está dividido em três partes: o espírito, a alma e o corpo.
Qual é o significado de distinguir o espírito da alma? Há um grande significado. Tem muito a ver com a vida espiritual dos crentes. Se os crentes não conhecem a fronteira do seu espírito, como podem compreender a vida espiritual?
Se eles não compreendem a vida espiritual, como podem ter uma vida espiritual? É porque os crentes são negligentes ou ignorantes da distinção entre espírito e alma que nunca crescem na sua vida espiritual.
Não apenas 1 Tessalonicenses dividiram o homem em três partes, outras passagens nas Escrituras fazem o mesmo.
Por exemplo, Hebreus 4:12 diz: ′′ Porque a palavra de Deus é viva, operativa e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e perfurante mesmo para a divisão da alma e do espírito, e das articulações e medula, e capaz de discernir os pensamentos e intenções do coração."
Aqui novamente, o homem está dividido em três partes: a alma, o espírito, as articulações e a medula (que remetem ao órgão relacionado com a mente e a vontade), isto é, o corpo.
Uma vez que a alma e o espírito podem ser divididos, os dois não devem ser a mesma coisa.
Comentários
Postar um comentário