A Intimidade (Segredo) de Deus
“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmos 25:14).
Crente, seu Deus tem algum segredo poderoso para lhe confiar!
Isso, que é um mistério para o mundo, deve ser transmitido em sussurros aos ouvidos de Seu povo! “Ele dará a conhecer a sua aliança”. Ouçam este abençoado “segredo”.
Você já ponderou sobre isso muitas vezes antes. Mas suas maravilhas nunca diminuem pela repetição. O Autor disso é Deus, o Pai Eterno. Ele estabeleceu esse segredo antes da fundação do mundo. É errado representar a expiação como a causa do amor de Deus. O amor de Deus foi, antes, a causa originária da expiação. “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16).
Como funciona essa aliança entre vós e Deus? “porque tudo é vosso... seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus” (1 Co 3:22,23)
A iniciativa, o primeiro passo dessa aliança foi feito por Ele. Foi o Soberano insultado que primeiro sonhou com misericórdia para com os rebeldes!
Foi o Pai ferido que primeiro pensou em Seus filhos ingratos. Maravilhoso segredo, que desde toda a eternidade, o Coração de Deus se tornou AMOR para nós! Pense na garantia dessa Aliança; a Garantia é o adorável Filho do Pai. Ele aceitou voluntariamente as estipulações dessa Aliança: “Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei” (Sl 40:8). Ele não cessou, até que, cumpridos todos os termos, Ele pudesse reivindicar Sua recompensa estipulada: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (Jo 17:4). E ainda Ele vive, reina e intercede, sob o título abençoado de “Mediador da Aliança Eterna!”
Pense no Dispensador Todo-Poderoso das bênçãos dessa Aliança. É o Espírito de toda a Graça, a terceira pessoa na sempre abençoada e co-igual Trindade.
Pense nos Herdeiros da Aliança. São todos eles que, pela fé simples, estão dispostos a apropriar-se de suas inestimáveis bênçãos.
Pense na segurança dessa Aliança. Há muita incerteza em todos os acordos terrenos. Mas tudo é certeza nesse Contrato Celestial: “Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus” (Jr 32:38). Esta Aliança infalível tem a rocha da Deidade de Cristo sobre a qual repousar; e um Deus Uno e Trino comprometeu-se a cumprir todas as suas provisões: “Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram” (Sl 89:34). Pense na Perpetuidade da Aliança, pense na rica Herança da Aliança. Ah! Aqui está o poderoso segredo do amor insondável: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo” (Rm 8:17). “Herdeiros de Deus!” Nossa hesitação está toda dentro do escopo da Onipotência!
Oh, homem! Você é um herdeiro de Deus? Você pode olhar para o trono daquele “Grande Eu sou” e dizer: “Este Deus é o meu Deus!” Palavras mais felizes e uma certeza mais gloriosa não existe! Com uma porção como esta, certamente eu não preciso de outra!
John Macduff - 1818 - 1895
Comentários
Postar um comentário