FRAGMENTOS DE LUIZ FONTES
A seguir, Jesus lhes disse: *São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco:
importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.*
(Lc 24:44)
*O Senhor Jesus é a essência e o tema de toda a Escritura Sagrada.*
*Ele é o tema de toda poesia e cânticos. É a realidade de toda tipologia bíblica. É a substância dos ensinamentos.
É o objeto de todas as visões. Cristo é a interpretação, revelação e aplicação dos escritos bíblicos.*
*Não compreender e não valorizar todas as riquezas insondáveis de Deus em Cristo, talvez seja a maior tragédia
espiritual da nossa geração*.
Luiz Fontes
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“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de *ENSINAR* e de *PREGAR* *Jesus, o Cristo*” – (Atos 5.42).
“Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, *ENSINANDO* e *PREGANDO*, com muitos outros, *a palavra do Senhor*” – (Atos 15.35).
“ *PREGANDO o reino de Deus*, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, *ENSINAVA as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo*” – (Atos 28.31).
Nossa extrema necessidade é de retornar ao ensino e a pregação conforme a inspiração do Espírito Santo, assim como vemos no livro dos Atos dos Apóstolos.
Que Deus venha nos ajudar, porque Ele não desistiu da Sua Igreja.
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*O ensino (didache)*
O ministério de *ensino* (didache) pode ser resumido em três pontos essenciais;
1º.O caráter do ensino visa sempre a *edificação do Corpo de Cristo*.
2º.Está relacionado com *o propósito eterno de Deus*, Sua economia e Seu conselho eterno.
3º.*Visa levar-nos a perfeita maturidade e a estatura da plenitude de Cristo*.
Veja algumas citações da natureza do ministério de ensino no Novo Testamento:
1º.Paulo e Barnabé em Corinto – At 18.11.
2º.Paulo e Barnabé em Antioquia – At 11.26.
3º.O propósito de *apresentar todo homem perfeito em Cristo* – Cl 1.28
Segundo o ensino do Novo Testamento, a mensagem cristã possui duas características essenciais:
*a pregação* (kerygma) e *o ensino* (didache).
O *kerygma* consiste na *pregação do evangelho*, o que podemos chamar da *mensagem da salvação*.
Já o *didache*, ou o *aspecto didático da Palavra*, visa o ensino para *a edificação daqueles que creem*.
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*A pregação (kerygma)*
Podemos resumir o ministério da pregação do *Evangelho* em três pontos fundamentais:
1º.Seu caráter é sempre *evangelístico*.
2º.Está relacionado com a *proclamação acerca do ser de Deus, sua pessoa e glória, como toda exposição
da obra redentora de Cristo Jesus.*
3º.Tem como propósito levar os homens a *convicção dos seus pecados* e ao *arrependimento*.
Três exemplos de *pregação* segundo o Novo Testamento:
1º.Pregação de Pedro após o Pentecoste – At 2.14-41.
2º.Pregação de Estêvão antes do seu martírio – At 7.2-56.
3º.Pregação de Pedro na casa de Cornélio – At 10.34-45.
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*SER UM CRISTÃO É TER A VIDA DE CRISTO COMO NOSSA VIDA* de tal forma e num grau tal que possamos dizer como Paulo: “Para mim *O VIVER É CRISTO*”.
Isso significa que *CRISTO AGORA VIVE EM NÓS, DE FORMA TÃO VERDADEIRA COMO VIVEU EM CAFARNAUM OU CANÁ DA GALILEIA*.
Apesar da vida de peregrinos que nós temos nesta Terra, apesar das dificuldades que experimentamos, apesar de todas as lutas e tribulações, de todas as limitações que temos no nosso próprio corpo, na nossa própria vida, há uma *VIDA ELEVADA* para se viver, há um *OÁSIS ESPIRITUAL* onde podemos *DESFRUTAR DEUS NUMA MEDIDA GLORIOSA*.
Luiz Fontes
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*Fundamentos da Doutrina Cristã.* > *Mateus 16:13-28.*
1 Cristo
2 A Igreja
3 A Cruz
4 O Reino
*Fundamentos da Prática Cristã*. > *Atos 2:42.*
1 Doutrina dos apóstolos
2 Comunhão
3 Partir do Pão
4 Orações
*O propósito da doutrina cristã é nos levar a prática cristã.*
*A doutrina e a prática é o equilíbrio da vida cristã.*
*→ SEM A DOUTRINA, nos tornamos sensacionalistas, rasos e sem fundamentação bíblica.*
*→ SEM A PRÁTICA nos tornamos intelectuais religiosos, frios e indiferentes.*
Luiz Fontes
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*O que que vem primeiro lugar em Atos 2.42?*
*A DOUTRINA.*
Em primeiro lugar é a *DOUTRINA DOS APÓSTOLOS*, que é *CRISTO*!
→ A natureza da COMUNHÃO é determinada pela DOUTRINA.
→ O ENSINO nos diz o significado do PÃO e do VINHO. Não entenderemos a CEIA DO SENHOR, a menos que comecemos pelo ENSINO.
→ A ORAÇÃO sempre tem que estar sob o juízo da PALAVRA.
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(1a parte)
*Efésios 3: 18, 19*
-> Versão "Living Bible":
"Assim vocês poderão, com todos os cristãos, *ENTENDER COMO O AMOR DE CRISTO É TÃO LARGO, TÃO LONGO, TÃO ALTO E TÃO PROFUNDO*; e conhecer esse amor, mesmo que ele seja grande demais para ser inteiramente compreendido, *FICAREM CHEIOS DE DEUS*."
-> Versão "Nova Tradução na Linguagem de Hoje":
"E assim vocês, junto com todo o povo de Deus, poderão *COMPREENDER O AMOR DE CRISTO EM TODA A SUA LARGURA, COMPRIMENTO, ALTURA E PROFUNDIDADE*. Sim, embora seja impossível conhecêlo perfeitamente, peço que vocês venham a conhecê-lo, *PARA QUE ASSIM DEUS ENCHA COMPLETAMENTE O SER DE VOCÊS COM A SUA NATUREZA*”.
-> Versão "Bíblia Judaica":
"Assim, vocês, junto com todo o povo de Deus, poderão *COMPREENDER A LARGURA, O2 COMPRIMENTO, A ALTURA E A PROFUNDIDADE DO AMOR DO MESSIAS,* sim, conhecer esse amor que ultrapassa todo entendimento, *PARA QUE VOCÊS SEJAM PREENCHIDOS COM TODA A PLENITUDE DE DEUS*".
(...)
*AS MEDIDAS DO AMOR DE DEUS*
(2a parte)
Apocalipse 21.15,16:
“Aquele que falava comigo tinha por medida uma vara de ouro para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha. A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais”.
1° ponto. "Uma *vara de ouro* para medir a cidade" significa que:
↘ *Cristo é o Varão Medida de Deus.*
↘ *A suprema manifestação da glória de Deus é Seu amor, um amor infinito e incompreensível que transcende toda grandeza e revela Sua essência mais profunda.*
↘ *Tudo o que é de Deus é medido segundo o padrão do Amor de Deus.*
↘ *“DEUS É AMOR”* (1Jo 4.8).
2° ponto. "A cidade é *quadrangular*" significa que:
↘ *A cidade fala da largura, do comprimento, da altura e da profundidade do amor de Cristo*.
↘ *Efésios 2.7: "... as abundantes riquezas da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus".*
*AS MEDIDAS DO AMOR DE DEUS*
4a parte
3ª - *A PROFUNDIDADE DO AMOR DE DEUS*:
Filipenses 2.5 a 9:
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Efésios 4. 7 a 9:
Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
L. F.
XX
I Tessalonicenses 5.2 - *“... o Dia do Senhor vem como ladrão de noite”.*
A palavra “ladrão” no grego é "kletes". De acordo com o contexto que essa palavra foi usada em Apocalipse 3.3; 16.15, indica a “habilidade de alguém que não rouba com violência”, em contraste com outro vocábulo que é "lestes" que é “assaltante”, “aquele que se apossa dos bens alheios com violência”. O vocábulo "kletes" fala da *maneira “inesperada” da vinda do Senhor*.
*Porém, para os remanescentes, a vinda do Senhor não será uma surpresa.*
Diz que ele vem a “noite”. Segundo os eruditos da Bíblia *“noite”* é uma palavra para designar *“crise espiritual”*, *“apostasia”*. *O Senhor voltará para buscar Sua Igreja gloriosa numa época de densas trevas espirituais* (II Tm 3.1-5; Rm 13.12; Ap 21.25; 22:5).
L. F.
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