Escatologia

 20 - Escatologia


18.01.05


Essa é a semana 20, e a verdade básica para considerarmos é a Escatologia.


Vamos ler em Mateus cap. 24 

3 No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.


1. Definição.


Essa parte sobre escatologia, diz respeito às últimas coisas, isso que eles perguntaram a Jesus aqui. Jesus havia falado sobre a destruição do templo, e eles perguntaram quando é que seriam essas coisas, e que sinais haveriam da tua vinda, e do fim do mundo. Então essas revelações da palavra de Deus, a respeito das coisas que hão de vir, são reunidas nesse estudo chamado Escatologia. Essa palavra “Escatos”, significa o último e “logos”, o assunto, ou palavra, e significa a doutrina das últimas coisas. Diz respeito ao próprio destino do homem do indivíduo, e da história como revelado em toda a palavra de Deus. 


2. No antigo testamento.


E vemos isso em todo o Antigo Testamento, quando menciona que haverá um dia futuro, que é o dia da vinda final do Deus de Israel para julgar os ímpios, para redimir os justos e para expurgar o mal da terra. São muitos textos do Antigo Testamento, e sem termos condição de olhá-los todos, vamos ver alguns.

 

Profeta Joel cap. 3 14 Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do SENHOR está perto, no vale da Decisão. (Esse dia que o Antigo Testamento menciona várias vezes.) 15 O sol e a lua se escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor.

16 O SENHOR brama de Sião e se fará ouvir de Jerusalém, e os céus e a terra tremerão; mas o SENHOR será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel.

17 Sabereis, assim, que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela.

18 ¶ E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; sairá uma fonte da Casa do SENHOR e regará o vale de Sitim.


O profeta Zacarias - é o cap. 14 todo, mas vamos ler só um verso. 


9 O SENHOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o SENHOR, e um só será o seu reino.


Vamos ler só mais um no profeta Isaías, cap.2 2 Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. 3 Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.

4 Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.


E textos como estes poderíamos ler no Antigo Testamento todo, principalmente no livro dos profetas. Essa é a parte da visão do Antigo Testamento mencionando aquele dia, nos últimos dias, esse dia futuro, quando o Deus de Israel vai consumar todas essas coisas. 



3. No novo testamento.


Quando nós chegamos no Novo Testamento, então grande parte das esperanças, e profecias do Antigo Testamento começam a se cumprir a partir da encarnação do Verbo, o Senhor Jesus Cristo, e ali começa o período chamado últimos dias do qual nós hoje estamos vivendo os últimos dias dos últimos dias. Então, esse período dos últimos dias vai se estender desde a vinda do Senhor, até o seu retorno, ou a Segunda vinda, que vai ser então a consumação de toda esperança do Antigo Testamento que ainda é o acontecimento futuro, ou seja, a vinda do Verbo cumpre inicialmente a esperança e as promessas messiânicas do Antigo Testamento, mas ainda há alguma coisa futura que vai se cumprir na segunda vinda do Senhor Jesus.

Na carta aos Hebreus, cap. 1, é interessante como o autor falou aqui.


1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, 


Nestes últimos dias. Já naquela época já era o período dos últimos dias, da primeira vinda até o volta do Senhor. Mesmo que o Reino de Deus já esteja presente quando o Verbo se fez carne e João Batista proclamou que “arrependei-vos porque é chegado o Reino dos céus”, e que nós possamos já agora experimentar os poderes do mundo vindouro como diz aqui em Hebreus cap. 6 


5 e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, - 


provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, em certa medida porque não podemos fazer isso plenamente, nós olhamos para alguma coisa que está à frente, que vai se consumar. 


4. Antecedentes.


E quais então são os antecedentes destas últimas coisas que vão acontecer? Primeiro você vê esse conflito espiritual que o novo Testamento revela, e o povo de Deus como um povo escatológico, que vai ter um papel predominante neste tempo do fim, fora do domínio deste mundo, em constante expectativa da consumação. Por isso a igreja são aqueles chamados para fora do mundo, aguardando a volta do Senhor, e aí então, este conflito espiritual vai culminar, como nós vemos no livro de Apocalipse em várias referências, a manifestação do anticristo que menciona várias vezes como por exemplo em Mateus 24 15 e vários outros lugares. Em Mateus diz assim 


15 Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda),


Esse é um momento em que algumas coisas vão começar nesse conflito com a revelação do homem da iniquidade. Esse homem na iniquidade é mencionado na Segunda carta aos Tessalonicenses, no cap.


3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto - a vinda de Jesus - não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia (parte dos conflitos espirituais dos acontecimentos do fim) e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, 4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.


Esse é o anticristo que vai se manifestar lá. No livro de Apocalipse, ele é chamado de a besta. Apocalipse cap. 13 


1 Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia. 


Quando isso acontecer vão haver muitos sinais. Aqui mesmo, no verso 13 diz assim: 


13 Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens.


E voltando na Segunda carta aos Tessalonicenses, no cap. 2 mesmo, no verso 


9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,

10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.


Muitos sinais, muitas coisas estranhas, e esse anticristo, esse homem da iniquidade, como nós acabamos de ler, ele vai demandar adoração para si. Em Apocalipse 13 diz que ele fará uma imagem que tem a ver provavelmente com aquela abominação da desolação mencionada no profeta Daniel e em Mateus 24, e aqui em Apocalipse 13, verso 


8 e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. 


E no verso 12 Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. 


E aí você vê que para isso vão haver sanções econômicas e aí sim, no verso 16 aquela marca – 


16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, 17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. 


E vai haver perseguição. Aí no cap. 13, verso 


7 Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação; Em Mateus 24 21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 


Uma época difícil, complicada, e se você ler Mateus 24, ou Apocalipse a partir do cap. 6 até o 17, você vai ver todos aqueles juízos das trombetas das taças e tudo aquilo nós não precisamos entrar em detalhes agora, porque estamos estudando recentemente o Apocalipse. 


5. A vinda de Cristo.


Essas são as coisas que hão de vir e depois dessas coisas, desses juízos, dessa tribulação, aí vem a consumação da volta do Senhor, a vinda de Cristo, com o fim do governo do anticristo. Em Tessalonicenses, na 2ª carta, no cap. 2 


8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. 


Na seqüência dessa manifestação do anticristo, da perseguição, da tribulação do juízo de Deus, e aí vai até a vinda do Senhor, e então ele matará com o sopro da sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda. Essa manifestação é a parousia, a presença do Senhor aqui na terra. Então você vê no Novo Testamento, quando nós lemos no Antigo, o dia do Senhor e tal, lá é dia de Javé. Aí você começa a ver no Novo Testamento o Dia do Senhor Jesus Cristo, ou o dia de Jesus Cristo, ou o dia de Cristo, ou aquele dia, o último dia. Várias vezes você vê isso no Novo Testamento, referindo-se a isso. Aí nós temos alguns aspectos dessa vinda. Um é esse que eu disse, a parousia. A palavra parousia, representa a presença ou a chegada do Senhor Jesus, e ela pode ocorrer em vários eventos. Então, onde tem essa palavra parousia? 1ª Coríntios 16, 


17 Alegro-me com a vinda de Estéfanas


Essa vinda aqui, é a parousia. O Estéfanas chegou lá. Essa é a palavra. Em 2ª Coríntios 7 7 e não somente com a sua vinda. Está traduzido como sua vinda aqui, a palavra é parousia, e em Atos, cap. 1 verso 11 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. 


Há de vir, há de se fazer presente, de se manifestar como o vistes ir. Em Mateus 24, que nós lemos a pouco, os discípulos perguntaram: quando acontecerão essas coisas? Quais serão os sinais da sua vinda? Essa vinda é a parousia. E o que é que acontece quando ocorre essa parousia do Senhor? Então primeiro vai ocorrer a ressurreição dos mortos justos. Como diz em 1ª Coríntios, cap. 15, verso 


23 Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. 


Falando sobre a ressurreição. 1ª Ts, cap. 4 a partir do verso 13. Vamos ler o 


16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 


Depois tem o arrebatamento. Podemos ler de uma vez já. 


17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 


Esse arrebatamento lá em 1ª Coríntios 15 


51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.


Então você tem essa ressurreição dos justos e o arrebatamento. O propósito é reunir todo os redimidos. Temos várias referências a essa reunião e a essa palavra parousia. Vamos ler alguns deles. Mateus 24 


31 E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. Versos 37 a 39. 37 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. 38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.

 

Em Tiago cap. 5 7 Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. 8 Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. 


Ele vai reunir todos os seus redimidos. 


Depois uma outra palavra para essa vinda do Senhor é a palavra apocalipse, que significa desvendamento ou revelação. Por isso o livro do Apocalipse é chamado de Revelação de Jesus Cristo. Aqui tem essa palavra na 1ª carta de Pedro, cap. 4, verso 


13 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. 


Essa é uma outra palavra para a vinda de Cristo. 


A outra é epifanéia que significa aparecimento. Acabamos de ler na Segunda carta aos Tessalonicenses, cap. 2 verso 


8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. 


A manifestação da sua vinda, o aparecimento da sua vinda. 

Na 1ª carta a Timóteo, cap. 6, verso 14 que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação (epifanéia do Senhor Jesus Cristo) de nosso Senhor Jesus Cristo; 15 a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores


Aqui perto mesmo, na Segunda carta a Timóteo, cap.


1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar (o julgamento é um outro aspecto da escatologia que nós vamos falar em seguida) vivos e mortos, pela sua manifestação (epifanéia) e pelo seu reino: 2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.

8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. Essa é a palavra.


6. O reino milenar.


Depois da vinda do Senhor então, não precisamos entrar em outros versos aqui, nós temos o reino do Senhor aqui na terra, chamado de milênio. Aí existem muitas interpretações diferentes, sobre o significado desse milênio, sobre a época. Nós não vamos entrar em muitos detalhes, mas basicamente são os seguintes. 

O pré milenismo, que diz respeito a um reino literal de mil anos aqui na terra, como muitos cristão estudiosos acreditam. Depois vem o amilenismo. O “a” é uma partícula de negação. Mil anos como símbolo da era da igreja, do aprisionamento de satanás, a primeira ressurreição e o reinado dos santos como uma nova vida em Cristo, uma vitória no céu dos santos martirizados, a parousia inaugura imediatamente a consumação. Esses irmãos amilenistas, eles entendem que quando o Senhor volta, então não tem esse período de mil anos antes da consumação final. Esse período seria simbólico do que nós estamos vivendo hoje. Claro que eles tem uma séria dificuldade com isso, mas tem muitos estudiosos que tem essa posição. E depois tem os estudiosos chamados pós milenistas, que eles entendem uma operação de Deus ao longo da história através da pregação do Evangelho, e que Jesus somente volta depois que nós temos uma situação bastante boa aqui na terra, uma idade áurea aqui na terra. Tem muitas dificuldades nesta posição também. A maioria dos irmãos ortodoxos que seguem a palavra de Deus - claro que os outros todos tem muitos versos, nós temos um estudo aqui da época da conferência de treinamento, que explica com detalhes – nós não temos tempo para olhar isso. Todos eles tem versos em que se baseiam e tal, mas em resumo é isso. Os pré milenistas consideram esse reino literal de mil anos quando o Senhor voltar; os amilenistas, que consideram que esse milênio é simbólico da época atual da igreja, tem o milênio real, e os pós milenistas, consideram que esse milênio vai ocorrer quando o evangelho for pregado a toda a terra - a terra estiver em uma situação boa e depois Jesus volta. É claro que temos dificuldades com essas outras duas interpretações e vocês podem ver que eu tenho uma tendência pré milenista, mas de qualquer forma quando nós estamos aqui em um grupo de treinamento, é importante saber que tem outras opiniões de irmãos estudiosos e eruditos. 


7. Juízos e o inferno.


Depois em relação a isso, aí vem os juízos.

Sobre os juízos talvez não precisamos de detalhar muito porque na semana 19 que foi anterior à vinda do Fromke, na última do ano, nós falamos sobre os juízos detalhadamente, sobre o juízo das nações, juízo da igreja, juízo final. Então eu creio que não precisamos frisar tanto isso. Mas, gostaria de frisar mais um aspecto relacionado à eternidade que é a realidade do inferno que também muitas pessoas pretendem conseguir achar na palavra de Deus, um princípio de salvação universal e que sempre vai haver uma chance, uma possibilidade para todos. Mas quando você lê a palavra de Deus, e acredita nela toda como a palavra de Deus, você vê que não é isso não. A Bíblia menciona claramente que há uma segunda morte que é eterna. Como nós lemos no Apocalipse, essa Segunda morte, é o lago de fogo. Então em relação a esse juízo final, para aqueles que não aceitaram o amor de Deus, a palavra de Deus contrariamente a alguns estudiosos que procuram achar isso na Bíblia, a palavra fala claramente de uma condenação eterna. Assim como tem uma salvação eterna, essa doutrina das últimas coisas com bastante clareza fala sobre uma condenação eterna. Isso é muito claro na Bíblia. Então talvez eu preferiria frisar isso e não os juízos e os diversos julgamentos que começa com a casa de Deus, o tribunal de Cristo ou Bema – o irmão Fromke falou sobre isso no Encontro Ágape - depois o juízo das nações, juízo dos ímpios. Eu creio que isso também é parte do estudo, da escatologia. 


Em linhas gerais, claro que aqui estamos falando de uma maneira panorâmica, é isso que trata a Escatologia, das coisas que vão acontecer no fim, que dizem respeito àquele dia de Javé do Antigo Testamento que tem muitos versos sobre ele e o dia do Senhor. No que se refere ao Novo Testamento, então você tem esses últimos dias quando o Verbo se faz carne, e começa o cumprimento de todas aquelas profecias e expectativas messiânicas do Antigo Testamento e aí tem a Segunda vinda do Senhor, quando então começa a consumação das coisas. Mas, mesmo na consumação, os irmãos que entendem o milênio como literal, eles consideram que ainda vai haver um período nessa terra de mil anos, antes da consumação final, para entrar na eternidade contrariamente aos irmãos amilenistas que consideram que quando Jesus volta a consumação ocorre imediatamente. E é claro que para entrarmos em mais detalhes teríamos talvez que estudar cada uma dessas coisas, mas o nosso objetivo aqui não é esse. Nosso objetivo é estudar as verdades básicas da Bíblia e não entrarmos nos detalhes de todas essas teorias. Mas existe muita coisa, muito debate sobre isso. Mas como visão geral da escatologia, eu creio que basta isso, mesmo porque o nosso tempo já se foi.


(Fonte: Irmãos em São Lourenço-MG)

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