A Matemática Divina
Para leitura e meditação
Provérbios 11:16-24
*"Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece."*
(v24)
Hoje meditaremos na sabedoria da generosidade. O que todas as passagens no livro de Provérbios, que falam sobre generosidade, realmente revelam, é que egoísmo encurta a felicidade humana e que o caminho para a alegria é a liberalidade. Liberalidade com nossos talentos, nossos tesouros e nosso tempo.
O texto de hoje, com certeza, é difícil para alguns aceitarem porque viola todas as regras da matemática. Como pode ser que quanto mais você dá aos outros mais você tem, e quanto menos você dá mais pobre você se torna? Isto não parece lógico! Bem, deixe o senhor Bertrand Russell, um dos maiores matemáticos do século vinte, comentar sobre isso: "Matemática e lógica não têm nada a ver com realidade."
David Rivett, um antigo contador da Waverley Abbey, disse que em trabalhando com o ministério, ele descobriu que Deus tem uma aritmética um tanto diferente daquela que, ele como contador, estava acostumado. Por exemplo: quanto são cinco mais dois? Sete? Sim, na aritmética dos homens, mas não na de Deus. Na aritmética de Deus cinco mais dois são cinco - mil. Como pode, eu ouço você dizer? Bem, cinco pães e dois peixes, o pequeno almoço que um garoto uma vez deu a Jesus, ele o tomou e o transformou em comida suficiente para alimentar cinco mil pessoas (veja João 6:1-13). E para concluir, doze cestos de alimentos que sobraram foram coletados pelos discípulos, depois de todos terem se alimentado e se fartarem!
Nos foi dito que a natureza abomina o vácuo (qualquer vazio ela preenche com algo novo); o mesmo acontece no reino espiritual. Liberalidade e generosidade criam um vácuo dentro do qual Deus flui, nos possibilitando dar e continuar dando. Eu não sei como explicá-lo, mas eu tenho testemunhado isso incontáveis vezes. Através das décadas eu tenho visto isso acontecer de novo, de novo e de novo.
Ó Deus, tu que estás sempre me alcançando em generosidade e amor, ajuda-me, neste dia, a fazer o mesmo. Conceda que eu possa despertar alguma vida pela generosidade que vem da minha vida. No querido nome de Jesus. Amém.
(Tradução livre - Every Day With Jesus - A Daily Devotion for Personal Revival by Selwyn Hughes)
Comentários
Postar um comentário