Oração, a Cura para Ansiedade
"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6-7)
Deus nos tem dado faculdade de pensar no futuro, mas como todas as nossas faculdades, esta tem sido pervertida, e com frequência abusada. Apesar de ser bom para uma pessoa ter um cuidado santo e prestar atenção a cada elemento de sua vida, é muito fácil tornar sua vida em um cuidado não santo e tentar tomar à força da mão de Deus, o ofício de providência que pertence exclusivamente a Ele. Quão frequente Martinho Lutero gostava de falar sobre os pássaros e como Deus cuidava deles! Quando Lutero estava cheio de ansiedades, ele constantemente invejava os pássaros, porque eles viviam uma vida tão livre e feliz. Ele falava do Dr. Pardal, Dr. Sabiá, e outros que costumavam vir e conversar com o Dr. Lutero e lhe falar muitas coisas boas. A verdade, é que os pássaros na selva, são cuidados por Deus e seguem muito melhor do que aqueles que são cuidados pelo homem. Uma pequena menina de Londres foi ao campo e disse a sua mãe: "Veja aquele pobre passarinho, ele não tem gaiola!" Isto nunca me passou como sendo uma perda para o pássaro. Da mesma forma, se você e eu, estivéssemos sem nossas gaiola, a caixa de sementes e um copo de água, não seria muita perda se nós fossemos lançados na gloriosa liberdade de uma vida de humilde dependência de Deus. É a gaiola de confiança carnal e a caixa de sementes, que nós estamos sempre trabalhando para encher, que geram a preocupação desta vida terrena. Aquele que tem a graça de abrir suas asas e levantar voo, viajando para o campo aberto da confiança divina, pode cantar o dia todo.
Aqui então está o ensinamento do texto: "Não andeis ansiosos por coisa alguma." A palavra "ansiosos" significa cheios de ansiedade. O texto significa que nós não devemos estar ansiosos, não estar constantemente pensando sobre as necessidades desta vida mortal. Leia novamente, esticando as palavras: *"Não andeis ansiosos por coisa alguma."*
Oh, que Deus possa nos ensinar como evitar este mal proibido e a viver com aquela despreocupação santa, a qual é a verdadeira beleza da vida cristã. Lançando todos os nossos cuidados sobre Deus, nós podemos nos regozijar no Seu providencial cuidado por nós.
"Impossível," alguém diz. "Eu não posso parar de me preocupar." As palavras de Paulo o ajudará a fazer o impossível.
Primeiro, considere o substituto para ansiedade. Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas traga tudo a Deus em oração. O substituto para ansiedade é "oração e súplica."
Segundo, perceba a especial característica desta oração que é para se tornar o substituto de ansiedade: "Em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças."
E então considere o doce efeito desta oração: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."
(Tradução livre de extratos do livro: "The Power of Prayer in a Believer's Life" - Charles Spurgeon)
Comentários
Postar um comentário