Graça Soberana

 


"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."

Efesios 2:8


Para entendermos graça, nós devemos vê-la como soberana. Como um autor escreveu: "Graça está vinculada a ser soberana, visto que ela não pode por sua natureza ser sujeita à compulsão." É por isso que muitas vezes nos referimos a ela como graça gratuita. Não há nenhuma razão para graça, a não ser graça.


Eu acredito que a velha definição de graça não pode ser melhorada: "Graça é o gratuito, não merecido favor de Deus." No coração de toda verdadeira comunhão com Deus repousa esta fascinante verdade: Deus tomou a iniciativa. Ele está mais inclinado a nós, do que nós a Ele. Nós não podemos ganhar a afeição Dele. Nós simplesmente temos que recebê-la. A iniciativa sempre vem da parte de Deus. 


Desde o começo, quando você veio ao Senhor, foi porque Ele atraiu você. Até mesmo a fé que você tem Nele, não vem de você mesmo; como o verso de hoje diz: "é dom de Deus." Cada passo que você dá na sua peregrinação espiritual, só é possível por causa da graça de Deus. 


Eu sei que este ensinamento afronta muitos homens e mulheres dos tempos modernos, porque eles gostam de pensar que podem "trabalhar a passagem deles para o céu", como um pregador colocou. Isto é como alguém que tem um débito de um milhão de libras esterlinas esperar que o seu devedor aceite seus recursos de alguns centavos como suficiente para quitar o débito. Ouça a Palavra de Deus novamente e deixe ela cair fundo na sua alma: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Graça é um presente. Você não precisa conquistá-la, mas simplesmente recebê-la. 


Oração: Ó Pai, mais uma vez meu coração se comove quando eu compreendo que não foi meu mérito, mas Tua misericórdia, atuando em graça, que te atraiu a mim e eu a ti. Toda honra e glória sejam ao teu poderoso e eterno nome. Amém. 


(Tradução livre - Every Day with Jesus - Selwyn Hughes)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

MEDITAÇÕES

LEVI CÂNDIDO