O Filho Supremo
*"o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus." (colossenses 1:15-20)*
Ao celebrarmos o Natal, pode ser fácil, para alguns, ver Jesus simplesmente com um indefeso bebê. Contudo, na carta de Paulo à igreja de Colossos, ele nos dá um quadro inspirador de exatamente quem Jesus é. Paulo descreve Jesus como a exata imagem e realidade do próprio Deus (v15), Aquele que está acima de toda a criação (v15). Escrevendo para uma igreja que sabia que Deus era o grande Criador, Paulo descreve o divino Jesus como aquele que está acima de toda a criação (v15), com todas as coisas sujeitas a Ele (v16). De fato, Paulo continua a descrever Jesus como o centro do universo, Aquele que sustenta todas as coisas (v17), Aquele que também lidera Sua Igreja no poder da ressurreição (v18). Para não deixá-los com nenhuma dúvida quanto a identidade de Jesus, Paulo os faz lembrar novamente, da Sua natureza divina, com a plenitude de Deus habitando Nele. Por fim, Jesus é Aquele que tem feito paz com Deus possível - através do Seu sangue derramado na cruz.
Na próxima vez que olharmos para a cena do presépio, se formos tentados a ver Jesus apenas como um bebê indefeso, lembremos que ele é o Supremo filho, no qual a plenitude de Deus se agradou habitar, e o qual tem feito paz com Deus uma realidade para todos aqueles que reconhecem a cruz e dobram os joelhos para Ele como Senhor.
Oração: Senhor Jesus, te agradeço por ser Senhor sobre todas as coisas. Ajuda-me a ver além da manjedoura e a ajudar outros a fazer o mesmo. Amém.
(Tradução livre: Every Day with Jesus - Waverley Abbey Ministries)
Comentários
Postar um comentário