O que é a realidade espiritual?
Um fato que o povo de Deus deve considerar é que toda questão espiritual tem a sua realidade diante de Deus. Se o que tocamos é mera aparência e não realidade, descobriremos que isso que tocamos não tem nenhum valor espiritual. O que é, então, realidade espiritual? A realidade de um fato espiritual é algo espiritual, não material. Apesar de a realidade espiritual ser frequentemente expressa em palavras, tais palavras – não importa quantas – não são a realidade. Embora a realidade espiritual precise ser revelada em nossa vida, as formalidades estabelecidas em nossa vida não são a realidade. Embora a realidade espiritual deva ser manifestada na conduta, a pretensão humanamente produzida não é realidade.
O que é a realidade espiritual? «Deus é espírito; e os que o adoram, em espírito e na verdade é necessário que adorem», diz o Senhor. A palavra «verdade» significa «veracidade» ou «realidade». O mesmo se aplica às seguintes passagens: «Mas quando vier o Espírito de verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por sua própria conta, mas falará tudo o que ouvir, e vos fará saber as coisas que hão de vir (…) E o Espírito é o que dá testemunho; porque o Espírito é a verdade». Estas passagens revelam que Deus é Espírito e, portanto, tudo o que se relaciona com Deus está no Espírito. O Espírito da verdade é o Espírito da realidade. Por esta razão, a realidade espiritual deve estar no Espírito. É isso o que transcende ao homem e a matéria. Somente o que está no Espírito Santo é espiritualmente real, porque todos os atos espirituais são nutridos no Espírito Santo.
Sempre que alguma coisa estiver fora do Espírito Santo, ela se converterá em letra e formas mortas. Os atos espirituais são reais, vivos e cheios de vida somente quando estão no Espírito Santo. É o Espírito Santo quem nos leva para dentro de toda realidade. Algo que começa sem a direção do Espírito Santo definitivamente não é realidade espiritual. Tudo aquilo que alguém possa obter simplesmente por ouvir, por pensar ou por envolver-se emocionalmente não é espiritualmente real. Devemos recordar que o Espírito Santo é o executor de todas as questões espirituais. O que Deus faz hoje é feito no Espírito Santo. Somente aquilo que o Espírito Santo faz é verdadeiramente real.
O que quer que esteja no Espírito Santo é real. Se alguém tocar nessa realidade, obtém vida, pois vida e realidade estão unidas. Quem deseja prestar atenção à vida espiritual deve enfatizar a realidade espiritual. Aquele que toca na realidade espiritual no Espírito Santo responderá imediatamente com um «amém» em seu coração sempre que encontrar a outro que também tocou na realidade espiritual, e vice-versa. Este é o significado das palavras no Salmo 42:7: «Um abismo chama a outro abismo». Podemos dizer que a realidade toca a realidade.
(Watchman Nee - Realidade espiritual e disciplina)
Comentários
Postar um comentário