Os Elementos do Discipulado
Leitura: João 1:35-51
"Vinde e vede." (v39)
O que significa ser um seguidor de Jesus? Considerar a palavra "discípulo" e o contexto no qual Jesus a usou, nos ajudará a entender mais claramente como é a vida daqueles que respodem ao Seu chamado. Ser um "discípulo," é ser um aprendiz, um seguidor, alguém que é treinado.
Na leitura de hoje, todos os principais elementos do que significa ser um aprendiz, um seguidor e alguém treinado por Jesus, são vistos de forma concentrada. João Batista diz a dois de seus discípulos: "Vede, o Cordeiro de Deus!" (v35)
Esta foi uma linguagem de entendimento espiritual e resultou nos discípulos de João, a transferirem sua lealdade para Jesus.
A maravilhosa aventura de discipulado começa quando nós "olhamos" em fé para Jesus. O qual, como o cordeiro no sistema sacrificial do antigo testamento, morreu como nosso substituto sem pecado. E quando nós verdadeiramente ouvimos aquele chamado para seguí-lo, há uma resposta de dentro dos nossos corações, e como Natanael, nós reconhecemos que Jesus é nosso verdadeiro Rei (v49).
Frequentemente o estilo de vida do discípulo é marcado por sermos parados em nosso caminho, por Jesus, resultando em nós uma experiência interior e uma mudança exterior. Jesus, por exemplo, predisse a mudança que aconteceria na vida de Simão, irmão de André, quando Ele lhe deu um novo nome, o qual significa "Rocha": "Tu és Simão... Tu serás chamado Cefas (que é Pedro) (v42).
Discipulado envolve confiança no sacrifício redentor de Cristo, ouvir Seu chamado pessoal, submeter à sua Autoridade Real e experimentar uma mudança interior. Esta é a escolha de vida do verdadeiro discípulo.
Senhor Jesus Cristo, palavras são inadequadas para descrever quão grato sou pelas vezes em que tu me parastes nos meus caminhos e me chamastes para seguir-te. Ajuda-me a continuar te seguindo a onde quer que tu me guiares. Em nome de Jesus. Amém.
(Selwyn Hughes - Every Day with Jesus)
Comentários
Postar um comentário