O CRISTO TODO INCLUSIVO - A BONDADE DA TERRA

 CAPÍTULO DOIS

A BONDADE DA TERRA -

SEU ESPAÇO

Leitura Bíblica: Deut. 12:9; Heb. 4:8-9, 11; Ef. 3:17-18; Fil. 3:7-8, 10, 12-14; Exo. 3:8; Deut. 4:25

Vimos no Antigo Testamento que a terra com o seu templo e cidade é o centro do plano de Deus. O que Deus planejou fazer na terra foi obter aquele pedaço de terreno com o templo e a cidade construída sobre ele. O templo é o centro da presença de Deus e a cidade é o centro da autoridade de Deus. A presença e a autoridade de Deus só poderiam ser realizadas pelo templo e pela cidade construída naquele pedaço de terra. Devo pedir-lhe que considere cada vez mais todo o registro do Antigo Testamento. Todo o Antigo Testamento trata desse pedaço de terra e do seu templo e cidade.

O TIPO DE CRISTO TODO INCLUÍDO

Já vimos que esta terra é o tipo completo, o tipo todo-inclusivo de Cristo. Sabemos que existem muitos tipos no Antigo Testamento. Sabemos que o cordeiro pascal é um tipo de Cristo, e sabemos que o maná é um tipo de Cristo. O tabernáculo com todos os seus móveis, utensílios e diversas ofertas também é um tipo de Cristo. Mas quero salientar que sem este pedaço de terra não existe um tipo de Cristo todo-inclusivo. O cordeiro pascal não é o tipo todo-inclusivo, e nem o é o maná ou mesmo o tabernáculo com todas as coisas relacionadas a ele. Muitos tipos diferentes de ofertas foram ordenados pelo Senhor, mas elas apenas retratam vários aspectos de Cristo. Somente a terra de Canaã é o tipo completo, o tipo todo-inclusivo de Cristo. Todos nós aceitamos Cristo como nosso Redentor. Isso é maravilhoso. Mas devemos compreender que Cristo, como Redentor, não é Aquele que tudo inclui. Somos informados nas Escrituras que Cristo é tudo e está em todos, que Cristo é Aquele que tudo inclui. Tudo está Nele e Ele está em tudo. Não há outro tipo no Antigo Testamento, exceto a terra de Canaã, que O mostre como tal. [206]

O que queremos dizer com a palavra tudo incluído? Dizem-nos que Cristo é a luz, mas isso não inclui tudo. Dizem-nos que Cristo é a nossa vida, mas isso também não inclui tudo. Dizem-nos que Cristo é o alimento e a água viva, mas mesmo estes não fazem Dele o Todo-inclusivo. Cristo é tudo e está em todos. Cristo não é apenas a luz, a vida, o alimento e a água viva, mas Cristo é tudo para nós. Tudo o que você precisa, tudo o que você contata, tudo o que você obtém, tudo o que você desfruta, tudo o que você experimenta – todas essas coisas devem ser Cristo. Cristo é o Todo-inclusivo para nós.

Não estamos falando doutrinariamente, mas muito praticamente. Sempre que você faz alguma coisa, sempre que gosta de alguma coisa, sempre que usa alguma coisa, você deve imediatamente aplicar Cristo. Por exemplo, você está sentado em um assento. Você percebe que este não é o verdadeiro assento? Isto é apenas uma sombra, uma figura apontando para Cristo. Cristo é o verdadeiro assento. Se você não tem Cristo, significa que em toda a sua vida você nunca se sentou. Não há descanso para você. Você não tem nada em que confiar. Você tem algo falso, pois Cristo é a coisa real.

Deixe-me contar uma coisa que pode parecer estranha para você. Às vezes, quando coloco os óculos, digo: “Senhor, estes óculos não são de verdade; Você é meus verdadeiros óculos. Sem você, não consigo ver nada. Sem você, eu não tenho visão.” Cristo é tudo para nós. Se você tem Cristo e a maneira de experimentá-Lo, você tem tudo. Se você não tem Cristo e não sabe como aplicá-Lo e experimentá-Lo de forma tão prática, você não tem nada.

Quando você está subindo as escadas, você percebe que Cristo é a verdadeira escada para você? Disseram-lhe que Cristo é o caminho, e sem Ele não há caminho. Então, quando você estiver andando ou dirigindo, você deve dizer: “Senhor, Tu és o meu caminho. Sem Ti eu não tenho como, não tenho como fazer as coisas. Não tenho como continuar. Não tenho como ser uma pessoa.” Cristo é tudo para nós, então Cristo é o nosso caminho.

Muitas vezes, durante os últimos anos de serviço ao Senhor, encontrei problemas entre maridos e esposas. Muitas vezes os irmãos vieram até mim e disseram: “Irmão Lee, você poderia me dizer uma maneira melhor de lidar com minha esposa?” Minha resposta é sempre esta: “Irmão, não existe ‘melhor caminho’. O melhor caminho é o próprio Cristo. E eu diria que o melhor caminho é o próprio Cristo.” Quase sempre que respondo dessa forma, as pessoas não entendem. Eles sempre perguntam: “O que você quer dizer com isso?” Então eu lhes digo: “Irmão, quero dizer que Cristo é a melhor maneira de você lidar com sua querida esposa”. Às vezes, eles me pressionam para lhes contar detalhadamente como viver, como se dar bem e como lidar com a esposa. Então eu lhes digo: “Irmão, eu lhe disse claramente. Cristo é a melhor maneira de você lidar com sua esposa. É bem simples. Esqueça sobre tudo. Basta vir ao Senhor em seu espírito para ter um contato pessoal com Ele. Venha e diga a Ele: ‘Senhor, Tu és minha vida. Você é meu caminho. Você é tudo para mim. Então venho até você mais uma vez para tomá-lo como tudo. Eu considero Você como a maneira de lidar com minha esposa.’ Então tenha certeza de que você saberá. Não posso lhe dizer o que fazer, mas o próprio Senhor será o seu caminho. Acredite em mim."

As irmãs gostam especialmente de entrar em detalhes sobre seus problemas conjugais. Eles dizem: “Irmão, por favor, me dê algum tempo. Seja paciente comigo. Deixe-me contar a história toda.” Eu digo a eles: “Irmã, tenho paciência; Estou pronto para ouvir você. Mas eu lhe digo, é tudo inútil. Quanto mais você disser, quanto mais me contar sobre isso e aquilo, mais problemas você terá. Seja simples. Apenas ajoelhe-se e, em seu espírito, diga algo ao Senhor. Não diga nada para mim. Isso não significa que não quero ouvir você, mas não posso apontar nenhum caminho melhor do que o próprio Cristo. Você tem que entrar em contato com Cristo mais uma vez.” Eventualmente, a maioria dos irmãos e irmãs foram convencidos e passaram a conhecer algo de Cristo de uma forma prática. Eles vieram até mim e disseram: “Agora sei que Cristo é a melhor maneira de lidar com minha esposa”; “Cristo é a melhor maneira de lidar com meu marido.”

Veja, isso não é apenas uma doutrina ou algum tipo de ensinamento. Você deve experimentar isso. Você deve aplicar Cristo à sua vida diária.

O povo de Israel desfrutou do cordeiro pascal e depois do maná, dia após dia, durante quarenta anos, mas nunca ficou totalmente satisfeito. Eles apenas aplicaram um pouco de Cristo; eles apenas experimentaram uma pequena porção de Cristo. Só depois que eles entraram na terra de Canaã Ele foi tudo para eles e eles ficaram totalmente satisfeitos. Quando eles entraram na terra, o que comeram veio da terra, o que beberam veio da terra – todo o seu sustento veio da terra. A terra era tudo para eles. Nenhum outro tipo no Antigo Testamento é tão abrangente quanto a terra de Canaã.

O RESTO PARA O POVO DE DEUS

Devemos compreender por que Deus disse que esta terra era o descanso para o Seu povo. O cordeiro não era o resto. O maná não era o resto. Mas [208] a terra era o resto. O povo de Israel desfrutou do cordeiro pascal, mas não entrou no descanso. Eles desfrutaram do maná dia após dia durante quarenta anos, mas ainda assim não entraram no descanso. Nós sabemos o que é descanso. O descanso é algo completo, algo pleno, algo perfeito. Quando você tem tudo, você pode realmente descansar. Visto que o cordeiro pascal não era a porção completa e perfeita para o povo de Deus, não era o resto. Foi bom até certo ponto, mas não foi o resto. O maná também era bom em um aspecto específico, mas não era a porção plena, perfeita e completa. Somente a terra era o resto para o povo de Deus, porque a terra era a conclusão, a perfeição e a plenitude. Na terra você tem tudo; a terra irá satisfazê-lo.

(Witness Lee)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES