O Ministério do Espírito
Depois da ascensão de Jesus e do envio do Espírito Santo, a Igreja assume o nome que pertencia anteriormente ao seu Senhor; ela é o templo de Deus, o único existente na Terra durante a presente dispensação. *"Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo...?",* pergunta o apóstolo (1 Co 6.19).
Ele dirige essa palavra à Igreja como corpo. *"... também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito"* essa é a sublime descrição que encontramos em Efésios 2.22. Por ora é suficiente destacar o fato de que aqui se usa para a Igreja a mesma linguagem que Cristo usou em referência a Si mesmo. Acontece o mesmo com a Cabeça e com o corpo místico; eles são habitação do Espírito Santo, e assim Deus, de certa forma, está encarnado em ambos e pela mesma razão.
*Cristo é "a imagem do Deus invisível" (Hb 1.3) e quando esteve entre os homens, na carne, podia dizer-lhes: "Quem me vê a mim vê o Pai" (Jo 14.9). Até onde sabemos, a única maneira de o Deus desconhecido tornar-Se conhecido, e o Deus invisível tornar-Se visível, era por meio da encarnação. Por isso, depois de Cristo haver retornado ao Pai, e o mundo não podia mais vê-lo, Ele enviou o Paráclito para encarnar no Seu corpo místico, a Igreja.* *Assim como o Pai Se revelou através do Filho, este Se revela pelo Espírito Santo por meio da Igreja. Da mesma maneira que Cristo era a imagem do Deus invisível, a Igreja é destinada a ser a imagem do Cristo invisível; e os seus membros, quando forem glorificados com Ele, serão a expressa imagem da Sua pessoa.*
Esse é, então, o mistério e a glória da presente dispensação. Apesar de ser algo misterioso, nem por isso é menos verdadeiro; por ser algo glorioso, nem por isso é menos prático.
*"Tabernaculou" eschnwsen (grego) - é a palavra usada nas Escrituras para a habitação de Deus com os homens, e o templo é o lugar de habitação de Deus.*
*A "glória" também está em harmonia com essa mesma idéia.*
A.J.Gordon -1894
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