A SEMEADURA E A CEIFA
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. (Gl 6.7-8)
O contraste que Paulo faz na epistola aos Gálatas e a antítese posta cuidadosamente pelo Espirito Santo na pena de Paulo, entre as obras da lei, as obras da carne, e de que estás, estão em conflito perene com o fruto do Espirito, chega a ser poético.
Aqueles que provaram do Senhor, foram salvos para liberdade e não para o legalismo, nem muito menos para se entregarem às suas infames paixões. Mas para provarem de verdadeira liberdade estando acorrentados à vontade de Deus. É isso que nessa epístola em concordância com Rm 6.14 a bíblia chama de Santificação pela Graça.
Além disso a ação que o Espirito Santo exerce sobre o crente e dentro dele não tem nenhum caráter esporádico, como sendo uma espécie de injeção que está sendo aplicada somente em alguns momentos de perigo ou quando se tem que tomar alguma decisão mais duvidosa. Ao contrário disso é algo permanentemente constante tal como supõe ação do verbo no texto de Gl 5.18 "_Estão sendo dirigidos pelo Espirito_" nos mostrando que o principio espiritual que ele exporá mais adiante é justamente de que tudo que o homem prover na sua carne e para sua carne, só trará frustração e morte. Mas tudo aquilo que Ele semear no e para o Espirito será Vida Eterna. Então não há nenhum esquema místico, nenhuma receita caseira secreta, não há saídas, nem alternativas. Só há uma maneira de experimentar isso na vida espiritual; permitindo que o Espirito Santo governe através da palavra de Deus, seus pensamentos e ações, produzindo o Fruto do Espirito. A origem é sobrenatural, o crescimento é natural, a maturidade é gradual. Mc 4.28 _"A terra por si mesmo frutifica: primeiro a erva, depois a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa."_
Semeie no e para o Espirito e colha o fruto do Espirito.
Um antigo proverbio diz:
Semeie um pensamento, e você colherá uma ação;
Semeie uma ação, e você colherá um hábito;
Semeie um hábito, e você colherá um caráter;
Semeie um caráter e você colherá um destino.
Comentários
Postar um comentário