A VISÃO DE PAULO NO CAMINHO DE DAMASCO

 *O que Paulo viu no caminho de Damasco?*


"Eu Sou" Jesus, a quem tu persegues


*A expressão "EU SOU" significa que JESUS, o Nazareno, é JEOVÁ, o Deus de Israel* 


“Antes que Abraão existisse, *EU SOU* (João 8.58).” Essa frase é uma referência ao nome Yehovah [YHWH]. Yehovah e *“EU SOU O QUE EU SOU”* são o mesmo nome (Êxodo 3.14,15).


"Que outra conclusão se pode tirar senão que Yeshua [Jesus] está afirmando abertamente que Ele é o Homem Yehovah-EU SOU que almoçou com Abraão em Gênesis 18?" 

(Asher Intrater)


Eu sou "Jesus", a quem tu persegues


*A palavra "Jesus" significa que Jesus, o Nazareno, está vivo*


Atos 25.19:


"Traziam contra ele algumas questões referentes à sua própria religião e particularmente a *certo morto, chamado Jesus, que Paulo afirmava estar vivo*."


“Quem era Jesus para Saulo de Tarso? Um homem morto, desgraçado, e odiado! O Jesus que Saulo julgava morto, estava vivo. O Jesus que ele julgava desgraçado, estava no centro da glória celeste. O Jesus que ele tinha odiado, fala-lhe na linguagem de um amor inefável. Não é de admirar que este homem nunca tenha olhado para trás!”

(G. Campbell Morgan)


Eu sou Jesus, "a quem tu persegues"


*A expressão "a quem tu persegues" significa que Jesus está na terra, por meio da Igreja*


“Então, irrompeu na sua consciência, a grande verdade, mais perfeitamente apreendida em dias seguintes, de que *Cristo e a Igreja são um*." (G. Campbell Morgan)


"O Senhor Jesus mostrou a Paulo que *"ao perseguir Meu Corpo, você persegue a Mim"*. Cremos que a Igreja é o Corpo de Cristo. Ao perseguir o corpo, ao maltratar o corpo, maltratamos a Cabeça. *O Corpo e a Cabeça são um*. Essa é uma visão maravilhosa. *Cristo e a Igreja. Cristo como a Gloriosa Cabeça e a Igreja como Seu Corpo na terra*.” 

(Christian Chen)


(4a parte)


*A expressão "dura coisa te é recalcitrares contra os aguilhões" significa que Jesus amava Saulo profundamente.*


"Jesus *amava* não apenas aos que Saulo perseguia, mas também ao próprio Saulo."


"Saulo havia blasfemado, insultado e perseguido ao Senhor, cuja resposta fora procurá-lo e mostrar-lhe *o amor que ultrapassava tudo* o que Saulo antes conhecia."


"O Senhor Jesus aparecera a Paulo, não com o propósito de o humilhar ou destruir, ou vingar o sangue dos perseguidos, mas para salvar o perseguidor e sobrepujá-lo com *amor e perdão*. "


John Pollock


(5a parte)


"E logo pregava, nas sinagogas, a *Jesus*, afirmando que este é o *Filho de Deus*." (Atos 9.20)


"Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que *Jesus* é o *Cristo*." (Atos 9.22)


"Em Mateus 16:15 o Senhor Jesus disse aos Seus discípulos: “Quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu e disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v. 16). A revelação dada a Pedro inclui os dois aspectos do Senhor Jesus, os aspectos de Sua Pessoa (o Filho de Deus) e de Sua obra (o Cristo)."


"*Saulo de Tarso viu a mesma coisa que Pedro viu em Cesaréia de Filipe; isto é, ele viu que Jesus, o Nazareno, é o Filho de Deus e o Cristo*.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES