SETE DECLARAÇÕES GLORIOSAS ACERCA DE CRISTO

A revelação de Deus 


"Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas," (1.2b-3)


Sete declarações acerca de Cristo revelam Sua majestade e poder:

1) Cristo é herdeiro de todas as coisas (Ef 1.20-23).

"o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas."


2) Ele é o agente da Criação (cf Jo 1.3).

"Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez."


3) Ele é o brilho que irradia de Deus que é luz (1 Jo 1.5).

"Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma."


4) Ele manifesta a verdadeira natureza de Deus (2 Co 4.4; Cl 1.15).

"nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus... Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação"


5) Sua palavra poderosa sustenta o universo (Cl 1.17).

"Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste."


6) Ele é o sacerdote que oferece a si mesmo como sacrifício para purificar os pecados (Jo 1.29).

"No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!"


7) Ele ocupa o trono soberano à direita de Deus (SL110.1; Ef 4.10).

Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés...Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.

*Assentou-se. Cristo, o Sumo Sacerdote, assentou-se porque Sua obra foi consumada. Os sacerdotes judaicos continuam em pé* (10.11-13).

"Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia,  a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES