O Descanso e a Coragem da Fé

 


“Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus.” Hebreus 4:9 “E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.” Hebreus 3:19 “Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra, e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração. Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração o povo; mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. Naquele dia Moisés jurou, dizendo: Certamente a terra em que pisou o teu pé te será por herança a ti e a teus filhos para sempre, porque perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus. E agora eis que o Senhor, como falou, me conservou em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse. Então Josué abençoou a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom em herança. Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até o dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao Senhor Deus de Israel”. (Josué 14:6-14)


Estou certo que soa para muitos de nós, como voltar muito atrás e ir para uma dimensão muito ampla, quando eu digo que nós, Cristãos, estamos sendo constantemente confrontados e provados pelo nosso Cristianismo. Muitos de nós ainda não entramos realmente no Cristianismo. O que eu quero dizer? Bem, por uma razão, é que a porta do verdadeiro Cristianismo é a porta do descanso, o descanso da fé. A maneira muito simples colocada pelo Senhor em Seu apelo foi: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Isso era para a multidão, e essas palavras geralmente são usadas em mensagens evangelísticas aos não salvos. O sentido pelo qual o Senhor usou essas palavras nos é dado na carta aos Hebreus, em um sentido mais profundo e amplo do que geralmente reconhecido no simples convite “Venham a mim.... e eu os darei descanso”. Há alguma coisa que nós temos que ouvir e perceber na frase: “Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus.” (Hb.4:9) Uma entrada no descanso hoje Se você olhar no contexto, o significado é algo no qual o povo de Deus não entrou. “E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.” (Hb.3:19). Eles não puderam entrar. Quem foram eles? – o povo de Deus. É para o povo de Deus que ainda resta um descanso. Não coloquemos isso no futuro, esse não é o sentido de maneira nenhuma; de que no futuro, quando chegarmos em Casa na glória, então entraremos no descanso Sabático, e nós iremos entrar no descanso. Isso não é uma coisa para a lápide – Ele ou ela entrou no descanso. É algo que permanece hoje como algo presente para o povo de Deus, não na morte, mas na vida. O descanso permanece. Você não vai me achar muito elementar, porque você sabe em seu coração, como eu sei no meu, que isso é uma questão de descanso no coração, do descanso da fé, é uma questão viva e contínua, e está sendo trazida a tona todo o tempo. Uma das coisas que está faltando em tantos de nós é esse descanso, ou, colocando em outras palavras, as coisas que muito nos caracterizam são: aflições, ansiedade, incerteza, e todas essas coisas que são tão opostas à calma confiança, silente certeza, espírito, atitude e atmosfera que nos diz todo o tempo - Não se preocupe! Não se aflija, está tudo bem. Uma coisa que nosso inimigo sempre está tentando fazer é - destruir, perturbar, roubar, nos agitar, nos afligir, nos importunar - qualquer coisa que venha a nos roubar o nosso descanso ou nos impedir de entrar nele. É o descanso da fé, não apenas o descanso da passividade, indiferença, falta de interesse. Existe uma grande diferença entre descuido e não se preocupar. Ainda existe, e está para ser obtido, e está ainda preservado um descanso para o povo de Deus – para o povo de Deus. Nós não temos o direito de dizer aos não salvos para vir a Jesus e encontrar descanso enquanto nós mesmos não conhecermos esse descanso. Nosso testemunho e ministério são confundidos, enfraquecidos, limitados e desacreditados se nós mesmos não estamos nesse descanso, e esse é o objetivo da atividade do inimigo. Ele quer nos desacreditar tirando de nós o direito de nascimento de nossa união com Ele - que nunca é perturbado, nunca fica ansioso e nunca fica em dúvida sobre a questão de quem é Aquele Que Reina. Você pode ver que o descanso é a atitude prática da nossa fé em que Ele é o Senhor, e o Senhorio de Cristo é impedido pela falta de descanso do povo de Deus. O descanso da fé deve ser nossa posição, e não apenas na questão da justificação, apesar de que se não estivermos fundamentados nela, não estaremos fundamentados em nenhuma outra base. O inimigo investe contra isso, até mesmo em relação ao povo de Deus, e ele está sempre tentando desvalorizar isso, e de alguma forma tentando levantar de novo a questão da justificação, de estarmos juntos a Deus em nossa posição, na nossa aceitação – que não é obtida plenamente em nosso estado atual, mas apenas em Cristo... O inimigo nunca cessa em tentar desvalorizar isso, e seus métodos são incontáveis, muito persistentes, e muito fortes. O descanso da fé nisso, e em tantos outros cento e um itens do dia a dia; coisas que não estão em nosso poder para organizar, assegurar, resolver e fazer acontecer. O dia a dia traz centenas de coisas nas quais podemos ter oportunidade de nos posicionar em fé, naquela fé no Senhor que traz descanso. Tão súbitos são os meios do inimigo que ele vai tentar até nos dizer que essas coisas são muito pequenas para perturbar o Senhor, que é apenas um incidente, porque levar isso até o Senhor? Ele tem coisas maiores e mais importantes para fazer! Porque tentar fazer do Senhor um menino de recados (digo isso reverentemente) para fazer as pequenas coisas que você quer resolvidas? Se nessas coisas o testemunho de descanso é preservado, então é uma grande coisa para o Senhor, e não uma pequena coisa. Se este assunto existe risco da glória de Deus sofrer dano, então é uma grande coisa. Pode ser um incidente da vida diária, sim, em muitas coisas todos os dias, você e eu podemos perder espiritualmente o nosso equilíbrio, nosso descanso e confiança tranquila, e o Senhor pode perder muito, se for provado que em algum lugar a fé se perdeu, e o descanso se foi. É um desafio para nós, um real desafio. A necessidade de fé “Nós vemos que não foi possível entrar por causa da incredulidade”. Não puderam – ficaram paralisados, desqualificados, incapacitados pela incredulidade. Isso representa que o quanto antes nós encararmos essa questão e nos posicionarmos, melhor. Por trinta e oito anos Israel estava simplesmente travado, amarrado, e andou em círculos, simplesmente por esta questão: se eles iriam ou não crer em Deus. Isso resultou, repetindo, toda a sorte de questões. Isso resultou em questões físicas, porque viver em um deserto era um grande desafio fisicamente. O Senhor não mudou as condições físicas. Ele chamou o povo a mudar primeiro, e as condições exteriores foram acertadas quando Ele conseguiu a mudança dentro deles. Quando a questão da fé nELe foi resolvida, o Senhor lidou com as situações físicas. A questão foi levada no domínio circunstancial, emocional, intelectual e de vontade, o desafio foi levado a essas áreas de numerosas formas. Você pode tomar todas as experiências que vê como uma forma peculiar de desafiar a fé, e o desafio deles foi mudando praticamente todo o dia no aspecto, na forma, mas era o mesmo desafio. O Senhor não mudou a situação, nem permitiu que todas aquelas condições fossem alteradas, mas sempre focou nesse ponto. O que importa é o homem interior, e até que esse ponto esteja acertado, o Senhor não tocou em todas as outras coisas. Bem, isso é bastante compreensível. Não pense que são essa ou aquela “coisa” que nos conduzem a essa condição. Pode haver fatores que cooperam, e podem nos testar, e podem pesar muito sobre nós. Questões exteriores – sim, elas pressionam, e tornam a situação extremamente difícil, e elas fazem a diferença. Circunstâncias nas quais nós temos que viver nossas vidas, elas fazem uma grande diferença, e tornam a situação excessivamente difícil. Nós dizemos - se o Senhor pelo menos resolvesse essa questão, ou essas circunstâncias ou qualquer outra coisa! Mas isso é a razão delas elas, a causa e razão delas existirem. Essa é a nossa maneira de arrazoar, mas não é a de Deus. A questão é mais profunda do que isso, e é simplesmente uma questão de crer em Deus; fé resoluta, confiança no Senhor. O Senhor está tentando nos tirar dos altos e baixos e oscilações da nossa vida da alma quando nós estamos à mercê nos nossos sentimentos, pensamentos e raciocínios e toda a sorte de coisas, para um terreno onde, em espírito, somos constantes. Esse é o ponto em que se refere o Salmo. “Pois o coração deles não era constante para com ele, nem foram eles fiéis ao seu pacto.” (Salmo 78:37), e considerando isso, a chave para os quarenta anos surge. A chave para eles é espiritual, pois em sendo testados em diferentes meios e formas, a questão, em última análise, foi espiritual. Ser fortalecido no homem interior pelo Seu Espírito (Efésios 3:16) é a resposta a tudo. O outro1 pode, então, dar lugar, ou pelo menos, nós teremos ascendência sobre o outro, ainda que não seja removido. Fé em Deus, o segredo da coragem Voltemos a palavra em Josué. Daquela primeira geração, apenas dois homens saíram do governo da alma – Josué e Calebe. Eles triunfaram sobre esse governo. Eles triunfaram primeiro, e o Senhor levou-os para fora, mas o fato de que foi o descanso da fé o segredo do seu triunfo é trazido tão lindamente à luz no décimo quarto capítulo de Josué. Eu acho que é claro. Calebe, um dos dois, vem a Josué. Ele é um homem velho agora, mas ainda vivendo pela fé na posição que ele tomou com o Senhor anos antes. Ele tomou aquela posição quando ele foi como um dos espias e a grande maioria, a esmagadora maioria, trouxe um relatório ruim da terra. Eles olharam para Deus através das circunstâncias; e esses dois homens olharam para as circunstâncias através de Deus, o que fez toda a diferença. Calebe tomou aquela posição de ver tudo através de Deus, e ele ainda está vivendo nessa posição; e agora, como um velho homem ele vem a Josué, e, enquanto todas as outras pessoas estão recebendo sua herança como possessões tranquilas, acessíveis e prósperas, “onde todas as perspectivas agradam”, Calebe diz - Me dê essa montanha onde estão os gigantes, e as cidades com grandes muros e fortificadas, me dê essa montanha! Oh, queridos amigos, há muito a ser dito sobre isso, mas eu vou abordar isso como um desafio para o meu coração e o seu. O que você está buscando? – uma herança fácil, bela e viável que vai responder ao seu toque e te dar satisfação? Está você buscando a terra próspera? A fé que trouxe Josué e Calebe ao descanso de coração antes deles chegarem ao descanso da terra foi esse tipo de fé – Me dê uma posição difícil! Aqui está uma situação cheia de dificuldades, cheia de oposições, cheia de adversidades; e por isso, é uma perspectiva terrível, ainda assim me dê uma chance lá! Você vê o desafio. As dificuldades te horrorizam ou elas representam uma grande oportunidade para o Senhor? “Se o Senhor me falou que faria... como o Senhor falou”. Como estamos enfrentando as grandes dificuldades? – e existem dificuldades! Existem problemas! E essas montanhas parecem se empilhar uma na outra à medida que prosseguimos. Algumas vezes as situações parecem impossíveis em perspectiva, desesperadoras. Talvez em nossas vidas individualmente por alguma razão, em relação a nós mesmos, ou fora de nós mesmos, ou pelo serviço para o qual somos chamados, o ministério, o testemunho que está colocado sobre nós, parece tão sem esperança, a montanha é impossível. O que dizer? Sim, Me dê essa montanha! Nada a não ser a verdadeira fé em Deus pode encarar as coisas assim e dizer, - Tudo bem, isso é difícil, não há dúvida quanto a isso, pela visão não há esperança, mas vamos levar essa situação adiante em nome do Senhor, pode ser que o Senhor... O Senhor... – vendo a montanha através do Senhor, e não o Senhor através da montanha. Acredito que é esse tipo de fé que precisamos, que nos conduz ao descanso. A montanha – sim, é uma montanha de verdade, uma montanha física, uma montanha circunstancial, uma montanha em aspecto diante da obra. Naturalmente nós iríamos fazer a coisa certa, o prudente e de bom senso, se disséssemos - Não, não vamos tocar nisso! Mas a fé diz, Eu não vou voltar minhas costas e rodear esta montanha, eu não vou dar as costas e fugir, me dê a montanha! Eu quero aquela fé, você a quer. Não é apenas nossa coragem natural, nossa natureza feroz ou combatividade que vai nos levar a isso. Nós sabemos muito bem que nós não temos nada, em nós mesmos, e que deveríamos desistir. Mas o Senhor está nos desafiando, e Calebe vem e nos repreende. E no final de uma longa vida quando nós podemos pensar que agora é tempo para ele estar em um tranqüilo jardim, e estar em algum lugar onde o trabalho fosse fácil e ele pudesse descansar – não, ele diz, me dê o monte onde tem gigantes, cidades fortificadas, me dê essa montanha! Sua escolha foi a dificuldade, porque era uma oportunidade para o Senhor. Provavelmente nós seremos trazidos rapidamente a situações como a que estamos falando de maneira prática, mas deixemo-nos ser trabalhados pelo Senhor nisso. Vamos ter que encarar com naturalidade as dificuldades terríveis, dentro e fora, que derretem o nosso coração dentro de nós, mas oh, para entrar num descanso de confiança e certeza no nosso Deus e dizer - Me dê essa montanha como uma oportunidade de provar o Senhor! E Calebe obteve isso – foi Hebron, e isso é outra história, uma longa história a de Hebron. Eu levo você buscar mais sobre isso, porque Hebron tem um maravilhoso lugar no propósito de Deus. Davi foi primeiramente coroado em Hebron antes de ser coroado em Jerusalém. Hebron significa ‘comunhão’. Existe uma grande herança em Hebron. Hebron é garantido ao homem e a mulher que tem o tipo de fé que diz, eu não estou tentando escapar de minha dificuldade e sair do caminho difícil, me deixe enfrentar isso com a força do Senhor e dar ao Senhor a oportunidade de mostrar que Ele pode fazer aquilo que é naturalmente impossível. Que o Senhor nos dê essa fé! 



(Publicado pela primeira vez na revista "A Testemunha e um testemunho", em nov-dez de 1946, vol. 24-6. Republicado em maio-junho 1971, vol. 49-3. Origem=" "The Rest and The Courage of Faith” por T. A. Sparks)


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